Volta às aulas: Procon de Muriaé orienta sobre ajustes abusivos de mensalidades

Guia Muriaé no WhatsApp

No momento da volta às aulas, os pais de estudantes precisam estar atentos para os reajustes abusivos nas mensalidades escolares e para a compra de material. A dica do Procon, órgão da Prefeitura de Muriaé responsável por realizar a Defesa do Consumidor, é que se verifique os preços em várias escolas e lojas

comerciais ou depósitos para que não se gaste além do necessário. A orientação tem objetivo de conscientizar os responsáveis quanto ao pagamento de matrículas ou prestações com preços mais adequados, assim como explica a necessidade de se observar a qualidade dos objetos que se adquirirá.

Já no final do ano passado, as escolas vinham anunciando as novas mensalidades. Portanto, segundo a lei, não existe um valor exato para o reajuste escolar. O que deve ser analisado pelos pais são as despesas da escola, que devem estar fixadas em locais visíveis e de fácil acesso pelo menos 45 dias antes do prazo final para a realização da matrícula, assim como enviado aos responsáveis os relatórios, quando solicitado. Caso o consumidor não concorde com o aumento e o considere abusivo, pode procurar o Procon ou o Juizado Especial Cível. O reajuste só pode ser realizado uma vez a cada 12 meses.

Consumidor deve buscar melhor preço para adquirir material escolar

No que se refere à compra de material escolar é preciso estar atento também. Os gastos devem ser ajustados ao orçamento familiar. “É preciso fazer uma boa pesquisa de preços em várias papelarias, depósitos, lojas departamentais, entre outros. Saiba que o material de melhor qualidade, nem sempre é o que está na moda. E não se esqueçam de pedir a nota fiscal, para caso precise realizar a troca ou exigir seus direitos de consumidor”, lembrou o chefe do setor de atendimento do Procon, Jacy Oliveira.

Produtos sofisticados ou com características de brinquedo podem distrair a atenção do aluno, prejudicando o seu desempenho escolar. “Cadernos, borrachas, apontadores, lápis de escrever, caneta, compasso ou massa para modelar podem ter diferentes marcas, porém é preciso estar atento à qualidade. Nem sempre as caixas mais belas têm o melhor produto. Ao comprar cadernos verifique se as linhas estão bem definidas, pois podem ter falhas e comprometer a escrita do aluno. Capas duras oferecem maior durabilidade. Réguas precisam ser bem avaliadas para que não apaguem os números durante o ano”, lembrou a coordenadora do Procon, Marília Fonseca.

Mais informações: (32) 3696-3414.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo