Home / Notícias / Educação / Aulas das escolas municipais de Muriaé começam no dia 3 de fevereiro

Aulas das escolas municipais de Muriaé começam no dia 3 de fevereiro

A Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria de Educação, informa que as aulas nas escolas municipais têm início programado para o dia 3 de fevereiro, diferentemente do início nas escolas do estado, que tem início previsto para dia 16 de fevereiro.

A Secretária Municipal de Educação, Cristina Navarro, alerta aos pais para que não se esqueçam da data, pois estes três primeiros dias são importantes para informações e principalmente para a adaptação da criança.

Mais informações: (32) 3696-3380 / 3696-3388




MEC incentiva o acompanhamento da vida escolar de crianças e adolescentes

O Ministério da Educação (MEC) ressaltar a importância da participação ativa dos pais na vida escolar de seus filhos durante todo o ano letivo e não apenas nas duas primeiras semanas de aula.

Patrícia Diaz, pedagoga e assistente da diretoria da Comunidade Educativa CEDAC, acredita que a parceria escola-família renda frutos para pais, alunos e professores. “O acompanhamento constante faz com que se estabeleça uma parceria potente entre escola e família, o que gera confiança para os alunos e auxilia os professores a obterem maior motivação dos estudantes”, diz.




Dicas do MEC

* Tarefas escolares: a realização das tarefas escolares é muito importante e os pais não devem fazer o dever para os filhos. Caso a criança/adolescente manifeste algum tipo de dificuldade, a maneira correta de ajudar no processo de aprendizagem é conversar com ela e com o professor;




* Leitura: o incentivo à leitura deve vir desde cedo, por meio de atividades lúdicas e passeios às bibliotecas da cidade. Se os pais têm o hábito de ler diante da criança, de contar histórias antes dela dormir e de frequentar bibliotecas, elas chegam à escola encarando a leitura como algo importante e prazeroso;

* Acompanhamento: os pais devem sempre manifestar interesse pela educação de seus filhos. Sabemos que vale mais o que os pais fazem do que o que falam. Dessa forma, os filhos percebem que o acompanhamento escolar é relevante para os pais e buscam corresponder ao cuidado, também se importando com a escola;

* Qualidade: antes de escolher a escola do seu filho, verifique a qualidade do ensino oferecido. A nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que vai de 0 a 10, permite que os pais saibam se os filhos estão aprendendo o que deveriam conforme a idade. Diretores e professores são as pessoas mais indicadas para informar o desempenho alcançado pela escola e de que forma esse resultado pode melhorar.

Fonte: PMM / MEC

Confira também

Diversos cursos profissionalizantes serão oferecidos em fevereiro

A Prefeitura de Muriaé, a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) e o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *