Curso de Costura Industrial gera oportunidades em Muriaé



O curso de Costura Industrial, realizado em parceria entre a Prefeitura, por meio do Programa Acessuas Trabalho, e a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec Lab), apresentou seus primeiros resultados em apenas um mês de realização. Nele, os alunos conhecem os equipamentos básicos de uma confecção e aprendem a utilizar as máquinas de costura industrial. A iniciativa oferece aos muriaeenses, de forma gratuita, capacitação para o mercado de trabalho.

Foi essa primeira etapa do curso que motivou o aluno André Lacerda, que estava desempregado, a criar seu próprio negócio e aplicar, na prática, o que está aprendendo em sala de aula. Ao iniciar o curso, André pesquisou sobre o programa federal do Microempreendedor Individual, fez seu cadastro e começou a produzir panos de pratos. “Com a oportunidade de fazer um produto é que veio a possibilidade de me tornar um microempreendedor. Então pesquisei bastante e já tinha um conhecimento básico por ter trabalhado em diversas empresas em Muriaé”, conta André.




A produção de panos de pratos iniciou em duas semanas e o aluno já conseguiu produzir e vender 120 peças. André está realizando sozinho todo o processo de fabricação, como a compra da matéria-prima, atendimento aos fornecedores e clientes e a venda do produto. “É um curso muito bom. Ele é 100% prático e as orientadoras nos possibilitam conhecer bem a profissão. Ampliei minha visão sobre as oportunidades no mercado de trabalho e as iniciativas próprias”, completa.

Prefeitura investe em cursos para oferecer oportunidades a muriaeenses

As aulas, que começaram em novembro e têm previsão de término em abril, contam com a participação de 52 pessoas – sendo 40 no Curso de Costura Industrial e 12 alunos no Curso de Patchwork. Neles, os participantes aprendem noções teóricas e práticas de confecção de diversas peças e vestuário.

Em 2017, a Prefeitura promoveu outros cursos de capacitação, como o de Cuidador de Idosos e o de Mecânica de Máquinas de Costura, para oferecer novas oportunidades no mercado de trabalho. “Queremos nossa gente trabalhando, produzindo e gerando emprego e renda. Proporcionar novos caminhos aos muriaeenses é o nosso objetivo”, diz o prefeito Grego.

Fonte: PMM

Últimas notícias em vídeo



Um comentário para “Curso de Costura Industrial gera oportunidades em Muriaé”

  1. Eu queria fazer cuidafor de idoso

Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.