Home / Notícias / Educação / Curso de Costura Industrial gera oportunidades em Muriaé

Curso de Costura Industrial gera oportunidades em Muriaé

O curso de Costura Industrial, realizado em parceria entre a Prefeitura, por meio do Programa Acessuas Trabalho, e a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec Lab), apresentou seus primeiros resultados em apenas um mês de realização. Nele, os alunos conhecem os equipamentos básicos de uma confecção e aprendem a utilizar as máquinas de costura industrial. A iniciativa oferece aos muriaeenses, de forma gratuita, capacitação para o mercado de trabalho.

Foi essa primeira etapa do curso que motivou o aluno André Lacerda, que estava desempregado, a criar seu próprio negócio e aplicar, na prática, o que está aprendendo em sala de aula. Ao iniciar o curso, André pesquisou sobre o programa federal do Microempreendedor Individual, fez seu cadastro e começou a produzir panos de pratos. “Com a oportunidade de fazer um produto é que veio a possibilidade de me tornar um microempreendedor. Então pesquisei bastante e já tinha um conhecimento básico por ter trabalhado em diversas empresas em Muriaé”, conta André.




A produção de panos de pratos iniciou em duas semanas e o aluno já conseguiu produzir e vender 120 peças. André está realizando sozinho todo o processo de fabricação, como a compra da matéria-prima, atendimento aos fornecedores e clientes e a venda do produto. “É um curso muito bom. Ele é 100% prático e as orientadoras nos possibilitam conhecer bem a profissão. Ampliei minha visão sobre as oportunidades no mercado de trabalho e as iniciativas próprias”, completa.

Prefeitura investe em cursos para oferecer oportunidades a muriaeenses

As aulas, que começaram em novembro e têm previsão de término em abril, contam com a participação de 52 pessoas – sendo 40 no Curso de Costura Industrial e 12 alunos no Curso de Patchwork. Neles, os participantes aprendem noções teóricas e práticas de confecção de diversas peças e vestuário.

Em 2017, a Prefeitura promoveu outros cursos de capacitação, como o de Cuidador de Idosos e o de Mecânica de Máquinas de Costura, para oferecer novas oportunidades no mercado de trabalho. “Queremos nossa gente trabalhando, produzindo e gerando emprego e renda. Proporcionar novos caminhos aos muriaeenses é o nosso objetivo”, diz o prefeito Grego.

Fonte: PMM

Confira também

Secretária de Educação de Muriaé está entre as 30 melhores do Brasil

A secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Maria da Conceição Rodrigues, a Nininha, receberá …

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *