Curso de Retroescavadeira conta com orientação da PM de Meio Ambiente

Guia Muriaé no WhatsApp

Oito homens e uma mulher concluíram o curso de Retroescavadeira em Muriaé, nesse final de semana. Além de treinar os participantes na operação da máquina, sua manutenção e cuidados, a capacitação contou com a participação do sargento Marcos Antonio Madriaga, do 5° Grupamento de Polícia Militar de Meio Ambiente, que reforçou as normas da legislação ambiental.

Para o engenheiro agrônomo e instrutor do curso Eugênio José da Silveira, as exigências do mercado, a praticidade e o uso crescente do maquinário na região, tanto no meio rural quanto urbano, motivaram a procura pelo treinamento. Além disso, finalizado o curso, o participante tem acesso a uma alternativa de trabalho.

De acordo com o sargento, participar da capacitação contribui para elucidar os participantes sobre o assunto e minimizar ocorrências. “É importante ter pessoas qualificadas, mas também sabendo das normas ambientais. A gente sempre encontra com pessoas que estão trabalhando, cumprindo ordens, mas que não sabem que está errado. Tem que manter no mínimo 30 metros de Área de Preservação Permanente e 50 metros de nascentes, por exemplo. A partir do momento que ele entende a legislação, pode argumentar. Isso evita ocorrências, apreensão de equipamentos, entre outros”, exemplificou.

O treinamento foi realizado pelo Sindicato de Produtores Rurais de Muriaé, em parceria com o Senar Minas e o Departamento Municipal de Saneamento Urbano (Demsur). Os participantes eram familiares de produtores rurais e funcionários do departamento. “Os alunos surpreenderam pela habilidade adquirida durante o curto espaço de tempo, pois a maioria não tinha acesso à retroescavadeira, mas apresentaram boa adaptação aos comandos e funcionalidades da máquina”, afirmou.

Ana Cristina Carvalho, de 38 anos, decidiu participar para auxiliar os familiares que moram no campo. “Tenho parentes e amigos que moram na roça. Moro na cidade, mas estou sempre por lá. Quero orientá-los e ajudá-los no serviço. Foi a primeira vez que operei a retroescavadeira, antes só ficava olhando os outros trabalharem”, contou.

O treinamento englobou temas como segurança do trabalho, leis de conservação do solo e da água, condução da máquina em vias públicas, estrutura do equipamento, comandos e manobras e importância da manutenção. Na prática, no Parque de Exposições, os participantes operaram a retroescavadeira fazendo valetas com o retro e depois removeram o material escavado com a caçamba dianteira.

“Trabalharam no equipamento como um todo, podendo assimilar todos os comandos. A máquina possui diversos tipos de aplicação pela facilidade e agilidade em operações de manutenção de estradas, fabricação de barraginhas de contenção de água das chuvas, fabricação de açudes, remoção de materiais, entre outros”, explicou o instrutor.

Fonte: Senar Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo