IF Sudeste MG Câmpus Muriaé abre inscrições para Curso Técnico em Cafeicultura Orgânica à distância

Guia Muriaé no WhatsApp

A unidade do IF Sudeste MG em Muriaé está com incrições para o Curso Técnico em Cafeicultura Orgânica à distância. O curso é totalmente gratuito e o ingresso se dá através de processo seletivo.

A cafeicultura é uma atividade tradicional de grande importância histórica e socioeconômica, sendo o Brasil o maior produtor de café do mundo e Minas Gerais o primeiro estado no ranking nacional. No entanto, os impactos ambientais e sociais gerados são constantes e aparentes, sendo a produção de café causadora da erosão e contaminação dos solos, da destruição de matas ciliares e topos de morros, da contaminação das águas e assoreamento de rios e lagos. A dependência dos pacotes tecnológicos fornecidos pelas multinacionais, o uso intenso da mecanização e a consequente migração dos agricultores que não conseguiram se adequar para as cidades, também são impactos sociais consideráveis.

A agricultura orgânica agrega valor ao café, inserindo na atividade os ideais de alcance da sustentabilidade em todas as suas dimensões. Por isto, o IF Sudeste de Minas Gerais – Câmpus Muriaé, através do curso “Técnico em Cafeicultura Orgânica” pretende formar profissionais que compreendam a filosofia da cafeicultura orgânica, unindo as tecnologias já existentes ao conhecimento do agricultor, buscando mutuamente a qualidade do produto e a melhor forma de adaptar às suas normas para conquistar o mercado que cresce cerca de 50% ao ano, segundo dados fornecidos pela Associação de Cafeicultura Orgânica do Brasil.

Como funciona o curso?

Podem participar estudantes do 2º ano do ensino médio em diante ou todas as pessoas que já tenham concluído essa etapa do ensino. A maioria das aulas será pela internet e o aluno poderá acessá-las de sua própria casa ou nos laboratórios dos polos conveniados (Ervália, Tombos e Muriaé). O aluno receberá material didático impresso, além da ajuda de tutores, sendo um no polo presencial e outro on-line. Mensalmente, acontecerá um encontro presencial nos polos para aulas práticas e avaliações Serão oferecidas 50 vagas para cada polo.

As inscrições para o processo seletivo deverão ser realizadas entre os dias 20 de setembro e 27 de outubro de 2013, nos sites www.selecao.ifsudestemg.edu.br ou nas Secretarias dos pólos, nos seguintes endereços:

Unidade Rural – Muriaé
Muriaé BR 116, Km 706, Bairro Sofocó – Unidade Rural – Muriaé, MG – Referência: Antigas instalações da Ruralmina.
De 8h às 16h, de segunda a sexta-feira

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – Ervália
Rua Andrades Irmãos, 74 – Centro De 8h às 11h e de 13h às 17h, de segunda a sexta-feira

Secretaria Municipal de Educação – Tombos
Praça 27 de Janeiro, 266, Bairro Niterói De 8h às 11h e de 13h às 16h, de segunda a sexta-feira

As provas serão no dia 01 de dezembro de 2013, das 14h às 16h, nos polos.

Maiores informações: (32) 3696-2850.

Fonte: IF Sudeste MG Câmpus Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo