Professores da rede municipal mais preparados para o aluno com deficiência intelectual

Guia Muriaé no WhatsApp

O 3º Encontro do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado – AEE da Secretaria Municipal de Educação de Muriaé realizou, na quinta-feira (15), capacitação para os professores e supervisores da rede pública que trabalham as estratégias pedagógicas para alunos com deficiência intelectual.


ADI é definida como funcionamento intelectual inferior á média e, leva em conta o Quociente de Inteligência (QI) do indivíduo. Isto tudo, associado ás limitações adaptativas nas áreas de habilidade como: adaptação social, autocuidado ou mesmo funções acadêmicas e ou segurança, lazer, trabalho, vida no lar. Ou seja, aqueles que o raciocínio não acompanha os demais estudantes em uma sala de aula e precisam da sala de recursos multifuncionais.

Durante o encontro, na apresentação da dissertação de mestrado da professora da Escola M. Ricardo de Azevedo, Simone Apolinário, foi ressaltada a necessidade do envolvimento de todos os professores e equipe pedagógica na avaliação da aprendizagem: “O trabalho de cada um é que movimenta a engrenagem”, disse a mestranda.

Segundo a coordenadora do AEE no município, Margareth Rodrigues, é necessário encontrar uma forma, dentro dos limites, para que a criança se desperte por um sentido, um barulho, uma atividade, que venha a desenvolver a plasticidade neuronal, reforçou Margareth.

A elaboração de aulas do AEE precisa ter um formato incentivador. Os professores devem estar preparados para despertarem no aluno a motivação, a criatividade e o desenvolvimento do raciocínio com jogos, pesquisas, ações ou entretenimentos diferenciados. O projeto precisa ser incentivador e provocar interação entre o professor e o aluno que tenha a deficiência de atenção, para que, o mesmo, esteja preparado para se adequar ao ensino regular.

Fonte: Prefeitura de Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo