Secretaria Municipal de Educação realiza encontro com centenas de profissionais em Muriaé

Centenas de profissionais participaram do Encontro Municipal da Educação, realizado na noite de quinta-feira (5), no Cefas. O evento promovido pela Prefeitura e Sistema Etapa Público de Ensino trouxe à cidade o renomado especialista na área Max Haetinger.

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, em Portugal, Max abordou em sua palestra sobre “A escola que encanta e transforma vidas”. O especialista falou sobre a nova relação entre a escola, professores e alunos, a importância da troca de saberes, assim como indicou ferramentas que despertem o real interesse dos alunos pelos estudos.

Max também é mestre em Educação/Educação a Distância (AWU/EUA), pós-graduado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Psicopedagogia na Cândido Mendes (RJ). Cursou a Escola Superior de Educação Física e Artes Cênicas da UFRGS e Economia na PUC-RS.

Evento também prestou contas sobre Plano Decenal Municipal da Educação

Na audiência pública sobre monitoramento do Plano Decenal Municipal da Educação (PDME), foi apresentado o plano de metas educacionais para um período de dez anos, que é monitorado anualmente e avaliado a cada biênio para verificar o que vem sendo desenvolvido na cidade na área educacional. Também foi apresentado o consolidado de implementação das estratégias deste Plano.

“É com o intuito de pensarmos em políticas públicas voltadas para a educação que reunimos todos os profissionais neste Encontro. Nossa caminhada começou em 2017, quando foi instalada a comissão organizadora para a construção do Plano Decenal Municipal da Educação. Neste período, avançamos em políticas públicas que se consolidarão com as metas do PMDE. Oferecer educação de qualidade é o nosso compromisso”, afirma a secretária da pasta, Maria da Conceição Rodrigues de Souza, a Nininha.

Painéis apresentam trabalhos realizados em sala de aula do AEE

Durante o encontro, foram expostos painéis com trabalhos realizados nas salas de Atendimento Educacional Especializado, o AEE. As ações fazem parte da Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE), que tem como prerrogativa universalizar para a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação o acesso à educação básica e ao atendimento especializado.

Em 2019, o AEE ampliou seu atendimento na rede municipal. Em 2017, eram 175 crianças de sete escolas atendidas. Neste ano, esse número subiu para 450 alunos em 11 escolas. O turno também foi ampliado de sete para 18.

O Atendimento Educacional Especializado é um serviço da educação inclusiva, oferecido no contraturno de escolarização suplementar ou complementar a aprendizagem.

Fonte: PMM


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Experimentoe o Novo Livre