Home / Notícias / Educação / Secretaria Municipal de Educação realiza encontro com centenas de profissionais em Muriaé

Secretaria Municipal de Educação realiza encontro com centenas de profissionais em Muriaé

Centenas de profissionais participaram do Encontro Municipal da Educação, realizado na noite de quinta-feira (5), no Cefas. O evento promovido pela Prefeitura e Sistema Etapa Público de Ensino trouxe à cidade o renomado especialista na área Max Haetinger.

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, em Portugal, Max abordou em sua palestra sobre “A escola que encanta e transforma vidas”. O especialista falou sobre a nova relação entre a escola, professores e alunos, a importância da troca de saberes, assim como indicou ferramentas que despertem o real interesse dos alunos pelos estudos.

Max também é mestre em Educação/Educação a Distância (AWU/EUA), pós-graduado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Psicopedagogia na Cândido Mendes (RJ). Cursou a Escola Superior de Educação Física e Artes Cênicas da UFRGS e Economia na PUC-RS.




Evento também prestou contas sobre Plano Decenal Municipal da Educação

Na audiência pública sobre monitoramento do Plano Decenal Municipal da Educação (PDME), foi apresentado o plano de metas educacionais para um período de dez anos, que é monitorado anualmente e avaliado a cada biênio para verificar o que vem sendo desenvolvido na cidade na área educacional. Também foi apresentado o consolidado de implementação das estratégias deste Plano.

“É com o intuito de pensarmos em políticas públicas voltadas para a educação que reunimos todos os profissionais neste Encontro. Nossa caminhada começou em 2017, quando foi instalada a comissão organizadora para a construção do Plano Decenal Municipal da Educação. Neste período, avançamos em políticas públicas que se consolidarão com as metas do PMDE. Oferecer educação de qualidade é o nosso compromisso”, afirma a secretária da pasta, Maria da Conceição Rodrigues de Souza, a Nininha.




Painéis apresentam trabalhos realizados em sala de aula do AEE

Durante o encontro, foram expostos painéis com trabalhos realizados nas salas de Atendimento Educacional Especializado, o AEE. As ações fazem parte da Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE), que tem como prerrogativa universalizar para a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação o acesso à educação básica e ao atendimento especializado.




Em 2019, o AEE ampliou seu atendimento na rede municipal. Em 2017, eram 175 crianças de sete escolas atendidas. Neste ano, esse número subiu para 450 alunos em 11 escolas. O turno também foi ampliado de sete para 18.

O Atendimento Educacional Especializado é um serviço da educação inclusiva, oferecido no contraturno de escolarização suplementar ou complementar a aprendizagem.

Fonte: PMM

Confira também

Diversos cursos profissionalizantes serão oferecidos em fevereiro

A Prefeitura de Muriaé, a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) e o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *