Simpósio de Educação Infantil discute inteligência emocional e competências comportamentais em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Centenas de profissionais da rede municipal de ensino, entre professores, pedagogos e diretores, participaram do III Simpósio de Educação Infantil. O evento aconteceu na manhã de sexta-feira (8), no Teatro Zaccaria Marques, e contou com a presença do renomado professor Renato Casagrande.

Durante aproximadamente duas horas e meia, Casagrande falou sobre inteligência emocional e o desenvolvimento de competênci as comportamentais, com o objetivo de “educar” as emoções para que as pessoas se tornem aptas a lidar com frustrações, angústias e medos. O palestrante destacou a importância da função do professor para a educação do país e ainda repassou aos profissionais da educação municipal mensagem de ânimo e otimismo.

Renato Casagrande é doutorando em Educação pela Universidade de Aveiro (Portugal), mestre e bacharel em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, licenciado em Matemática e especialista em Liderança Educacional pela Penn State University (EUA), além de conferencista, palestrante e consultor em Educação e Gestão. Também é autor de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.

“Educação para mim não é gasto, é investimento. Ao longo de três anos, apesar de uma crise sem precedentes, tivemos aproximadamente R$1,5 milhão investidos no material didático para as nossas crianças. Poderíamos ter priorizado outras áreas, como obras, por exemplo, mas demos prioridade para a educação, pois sabemos de sua importância para a construção do futuro de nosso município e do nosso país”, destaca o prefeito Grego.

“Através de nós, profissionais que trabalhamos em prol de uma educação melhor, a Prefeitura tem se esmerado, se esforçado para que a nossa educação infantil seja cada vez mais fortalecida. Desde 2017, estamos investindo esforços essenciais na educação básica, através da implantação de políticas públicas para definição de sua identidade de rede”, salienta a secretária da pasta, Maria da Conceição Rodrigues de Souza, a Nininha.

Apresentação cultural

Antes da palestra de Renato Casagrande, alunos do 1º período da Educação Infantil da Escola Municipal Doutor Antônio Canêdo apresentaram ao público cantigas de roda, enaltecendo o folclore brasileiro.

O III Simpósio de Educação Infantil é uma realização da Prefeitura de Muriaé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e Sistema Etapa Público.

Prêmio “Práticas de Sucesso dos Anjos”

Durante o Simpósio, aconteceu também a certificação da segunda edição do Prêmio “Práticas de Sucesso dos Anjos”, que, neste ano, homenageou a professora Maria de Lourdes Bittencourt de Souza (Ludá), servidora da SME que se aposentou recentemente. O Prêmio é uma forma de reconhecer, divulgar e homenagear o trabalho de professores que contribuem para a melhoria de processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos em sala de aula.

Além de premiar as práticas bem sucedidas dos professores em exercício atualmente na Educação Infantil da rede municipal de ensino, cada edição do prêmio constitui ainda um espaço de homenagem a professores e/ou pedagogos que anteriormente também se destacaram na rede da educação básica.

A segunda edição contou com 17 professoras inscritas. Na categoria 1º Período, o projeto vencedor foi “Desliga, se liga, venha brincar com o Eronildes”, criado pela professora Maria Aparecida Benício de Carvalho, da Escola Municipal Professora Terezinha Maria de Oliveira Ribeiro.

O segundo projeto campeão, categoria 2º Período, foi o “Eu amo ser diferente”, da professora Patrícia Rita da Silva Pimentel, da Escola Municipal Professora Zélia de Barros Carneiro.

Ambas as professoras foram agraciadas com troféus, certificados e brindes. Já as demais profissionais que se inscreveram no Prêmio receberam certificado de participação.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo