SRE Muriaé promove seminário sobre violência nas escolas

Guia Muriaé no WhatsApp

A Superintendência Regional de Ensino de Muriaé (SRE Muriaé) promove, no dia 6 de outubro, de 7h30 às 12h, no Teatro Belmira Vilas Boas, seu segundo seminário, que terá como tema: “Violência Escolar – Desafios e Perspectivas para o Enfrentamento”.

No cotidiano das escolas, afloram inúmeros problemas relacionados a conflitos, preconceitos, indisciplinas, atitudes de intolerância, incivilidades, discriminação, falta de cuidados pessoais e com os bens patrimoniais, entre outros… Tais problemas repercutem negativamente na qualidade do ensino e aprendizagem, nas relações intra e interpessoais, na motivação dos profissionais para o trabalho e na permanência dos estudantes na escola. A violência amedronta, fere, cansa… Há caminhos para a pacificação na escola?

É através do ambiente escolar que podemos e devemos oferecer aos educandos possibilidades de mudanças, principalmente no que se refere à criação de uma cultura de respeito e de valores. Promover espaços para reflexões é compromisso daqueles que se inquietam e buscam meios para a resolução dos conflitos vividos.

Público alvo

* Analistas Educacionais e Inspetores Escolares;
* Diretores, Especialistas e Professores das Escolas Estaduais;
* Representantes da Secretarias Municipais de Educação;
* Representantes de instituições parceiras: Conselho Tutelar, Polícia Militar, Polícia Civil,
Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Ação Social.

Equipe responsável

– Sandro Areal Carrizo, Diretor Educacional da SRE Muriaé
– Lumena Maria Montezano Pacheco, Assessora Pedagógica
– Dinorá Braga Limondge, Analista Educacional
– Lillyann Magalhães Nantes Valadão, Inspetora Escolar
– Maria Inês Leandro Pereira da Costa, Inspetora Escolar
– Leise Maria Teixeira Siqueira Ferreira, Inspetora Escolar

Programação

07:30 – Credenciamento

08:00 – Abertura – Boas Vindas e Hino Nacional Brasileiro

08:15 – Apresentação da música: “Nós queremos paz”, de Joanna; com Patrícia de Andrade Carvalho Melo (Prof.ª de Física – EE Padre Alfredo Kobal) – Otávio Monteiro Castro (Analista Educacional- SRE/Muriaé) – João Paulo Rodrigues (Servidor/SRE/Muriaé)

08:30 – Palestra: “Significados e implicações da Violência Escolar: dissonâncias e consonâncias nas percepções das famílias e da escola”; com Cláudia Antônia da Silva Almeida Vale, professora graduada em Filosofia (FASM) e Pedagogia (UNIRIO), mestre em Economia Doméstica (UFV) e Analista Educacional (SRE/Muriaé)

09:30 – Palestra: “Violência Escolar: alguns apontamentos”; com Giselle Braga de Aquino, graduada em Psicologia (PUC-RJ), mestre em Psicologia Social (UNIVERSO), doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (UFRJ), professora/coordenadora do Curso de Psicologia (UNIFAMINAS) e Professora do Curso de Pedagogia (UEMG)

11:30 – Roda de conversa com interação do público presente; mediador Sandro Areal Carrizo

12:00 – Encerramento

Fonte: SRE Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo