6º Encontro “Grandes Escritores” 2021 trará virtualmente Nelson Motta e Mauro Ventura a Muriaé na próxima quinta

Guia Muriaé no WhatsApp

Da literatura à música, passando por teatro, cinema, televisão, rádio e jornalismo, Nelson Motta traz na bagagem histórias que encheriam volumes de uma enciclopédia sobre a cultura brasileira.

Na próxima quinta-feira, (05/08), às 19 horas, ele estará virtualmente em Muriaé, para uma conversa com o jornalista e escritor Mauro Ventura. Juntos, eles farão uma viagem pelo Brasil das últimas décadas, tendo como passaporte a literatura.

O “Grandes Escritores” mantém na programação uma iniciativa que deu certo em outras edições. O projeto poderá ser acompanhado de forma online pelos canais do Instagram (@pgescritores) e Youtube: https://www.youtube.com/c/ProjetoGrandesEscolas.

NELSON MOTTA

Ele se descreve como um falso carioca por ter nascido em São Paulo (em 29 de outubro de 1944) e se mudado para o Rio de Janeiro com apenas 6 anos. Nelson Cândido Motta Filho é compositor, escritor, jornalista, palestrante, letrista e produtor musical. Sua biografia é um trânsito intenso entre muitas e constantes realizações no jornalismo, na literatura, na música, no cinema, na TV e na internet.

Foi colunista de vários jornais e escreve para a Folha de São Paulo semanalmente, além de colaborar com diversas revistas. Trabalhou como diretor-artístico da gravadora Warner Music, produtor da Polygram e produziu discos e dirigiu shows de artistas como Elis Regina, Djavan, Elba Ramalho, Marisa Monte, Sandra de Sá e Daniela Mercury. Nelson Motta é autor de mais de 300 músicas e tem entre seus vários parceiros Lulu Santos, Rita Lee, Erasmo Carlos, Guilherme Arantes e Dori Caymmi. Escreveu os best-sellers “Noites Tropicais” e “Vale Tudo, o Som e Fúria de Tim Maia”, que juntos venderam mais de 300 mil cópias.

MAURO VENTURA

Com mais de 35 anos de jornalismo, o carioca Mauro Ventura não só traz as letras no seu DNA (ele é filho do jornalista e escritor Zunir Ventura) como também fez delas a sua estrada de vida. Desde 1985 atuou como repórter, repórter especial, editor e colunista em renomados veículos da imprensa brasileira, a exemplo da revista ‘Isto É’ e dos periódicos ‘Jornal do Brasil’ e ‘O GLOBO’.

Neste último, assina desde 2007, a coluna “Dois Cafés e a Conta”. A sua reportagem “Tribunal do Tráfico” venceu os reconhecidos prêmios ‘Esso’ e ‘Embratel’ de jornalismo. Na literatura, Mauro Ventura recebeu um dos prêmios mais tradicionais do Brasil, o ‘Jabuti’, o mais tradicional do país, pelo livro “O espetáculo mais triste da terra – o incêndio do Gran Circo Norte-Americano”.

Na abertura do primeiro encontro do Grandes Escritores 2021, realizado virtualmente em São João Nepomuceno em 1º de julho, ele teve um encontro especial com um dos maiores nomes do jornalismo e da literatura no Brasil, alguém que o inspira desde que nasceu: o seu pai Zuenir Ventura.

OFICINAS DE LITERATURA

As Oficinas de Literatura, ministrada pela arte-educadora Débora Sant’Anna Del Giúdice, têm a perspectiva de formação de novos leitores, escritores e contadores de histórias.

Professora de Artes da rede estadual de Minas e da FDV – Faculdade de Viçosa ministrará na próxima terça-feira (3/8), às 18h30min, a Oficina de Escrita Criativa e Tecnologia. Aberta ao público, ela tem como principal objetivo ensinar técnicas que possibilitem desenvolver a habilidade da escrita, ainda que os participantes não tenham pretensões literárias.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site https://grandesescritores.com.br.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo