Circuito Sons de Minas 2025 chega a Muriaé com programação gratuita
Show de Dudu Lima Trio com Caetano Brasil & Leandro Scio promete emocionar o público.
O Circuito Sons de Minas 2025, patrocinado pelo Grupo Energisa, desembarca em Muriaé com uma noite especial que reúne música e cultura. O evento contará com uma oficina musical e dois shows gratuitos: um com o Grupo Ingoma de Tambor Mineiro e outro com o trio formado por Dudu Lima, Caetano Brasil e Leandro Scio, celebrando a riqueza e a diversidade da música feita em Minas Gerais. Todas as atividades acontecem no Anfiteatro Zaccarias Marques, na Fundarte, com entrada gratuita.
Na sexta-feira, 17/10, às 17h30, será realizada a oficina musical ‘Despertando a Musicalidade’, com o renomado músico Dudu Lima, voltada para alunos da escola de música e de escolas da rede pública. As inscrições serão feitas no horário do evento, diretamente no local. Como as vagas são limitadas, é importante chegar cedo para garantir a participação.
Já no sábado, 18/10, a noite será marcada por muita música e cultura no encerramento do Circuito Sons de Minas 2025. A abertura fica por conta do Grupo Ingoma de Tambor Mineiro, coletivo artístico dedicado à pesquisa, criação e difusão da cultura popular, com forte atuação junto a comunidades tradicionais, movimentos sociais e iniciativas educativas. Fundado em 2008 pelo músico Lucas Soares, o grupo mantém atividades ininterruptas desde então, promovendo oficinas de tambor mineiro, palestras, cursos, apresentações musicais e cortejos. O Ingoma tem como foco as manifestações da cultura popular tradicional brasileira, especialmente as mineiras, com destaque para os Reinados e Congados, que representam o principal recorte de sua atuação.
Fechando a noite um dos mais importantes grupos instrumentais brasileiros em atividade no país, o “Dudu Lima Trio”, liderado pelo virtuoso contrabaixista, arranjador e compositor mineiro Dudu Lima que com sua sonoridade inovadora ao utilizar o contrabaixo como instrumento solista encanta as plateias por onde passa de norte a sul do Brasil e do exterior, apresenta-se em sua instigante formação com Caetano Brasil (clarinetista, saxofonista e compositor mineiro), um dos mais expressivos nomes da nova geração da música instrumental mineira. Sua trajetória vem sendo reconhecida nacionalmente com premiações como melhor instrumentista no BDMG Instrumental, e internacionalmente, com a indicação para o Grammy Latino 2020, na categoria Melhor Álbum Instrumental com Cartografias, e o renomado baterista e percussionista mineiro Leandro Scio que recebe as mais calorosas críticas por onde se apresenta no Brasil e no exterior, como na Itália, onde o crítico musical “Luigi Onori“ após assisti-lo ao vivo em Roma, durante tour europeia do Dudu Lima Trio, a ele se referiu na crítica ao espetáculo: “impeccabile il batterista Leandro Scio”.
Juntos no palco, apresentam as músicas do álbum “Dudu Lima – live in Brazil, lançado em 2025 pela gravadora norte americana Xpand Music. Os shows serão gravados e disponibilizados na plataforma do YouTube, ultrapassando assim o limite das nossas montanhas e levando para o mundo, em sua versão digital a qualidade e excelência da música mineira, mesclando nomes consagrados com novos talentos da cena contemporânea.
“Mais uma vez, a Energisa reafirma seu compromisso com a valorização da cultura, apoiando as diversas manifestações culturais presentes em sua área de atuação. Esta iniciativa reforça nosso propósito de reconhecer e incentivar os artistas brasileiros, promovendo a cultura nas comunidades onde estamos presentes”, destacou Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio.
O Circuito Sons de Minas – 5ª Edição tem o patrocínio do Grupo Energisa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, sendo produzido por Gravatás Arte & Cultura e Amanita Produções Culturais, com apoio cultural do Instituto Energisa, Fundarte, Prefeitura de Muriaé e realização do Governo de Minas Gerais.
Serviço
Data: 18 de outubro de 2025 (sábado)
Horário: 19h
Local: Anfiteatro Zaccarias Marques – Muriaé
Entrada gratuita com classificação livre: controle de lotação por ordem de chegada, limitada a capacidade do espaço.
Fonte: Energisa






