Coletivo Conceito Rua e Festival Afro realizam a 1ª Semana Municipal do Hip Hop em Muriaé
O movimento Hip Hop em Muriaé segue fazendo história. Após a promulgação da Lei que institui a Semana Municipal do Hip Hop no ano de 2024, o Coletivo Conceito Rua, em parceria com o IX Festival Afro, dá vida à Semana do Hip Hop oficialmente pela primeira vez na cidade.
De 11 a 15 de novembro, a Semana do Hip Hop chegou às salas de aula e às ruas, levando oficinas, rodas de conversa e atividades culturais para cinco escolas públicas de Muriaé. A proposta é fortalecer o diálogo entre juventude, arte e identidade periférica, promovendo o Hip Hop como instrumento de expressão e cidadania.
“Essa semana é resultado de uma luta coletiva. É sobre reconhecer o Hip Hop como parte da educação, da cultura e da história de Muriaé”, destaca Marina Èsùlékè, proponente e organizadora do IX Festival Afro e integrante do Coletivo Conceito Rua.
Entre as ações que foram realizadas tiveram as oficinas “Rima e Grafite”, ministrada por G.Beck (Gabriel Carvalho), e “Slam”, conduzida por Marina Èsùlékè, ambos co-fundadores do Coletivo Conceito Rua. As atividades exploraram o poder da palavra e da criatividade como ferramentas de transformação social, incentivando os jovens a se expressarem por meio da poesia falada, da música e das artes visuais. A programação possibilitou a integração de práticas antirracistas e da cultura Hip Hop reunindo professores, alunos e artistas locais em um circuito de troca e aprendizado.
Mas o projeto não para na semana do Hip Hop. Dia 06/12 às 15h será realizada a festa de encerramento do IX Festival Afro e o Coletivo Conceito Rua fará a batalha de MC’s (rimas improvisadas em cima de um beat) e uma batalha de Slam (poesia falada).
Programação
- Outubro e novembro: Oficinas e rodas de conversa em 5 escolas públicas de Muriaé
- Competições de rima e Slam abertas ao público durante a programação do Festival Afro, no dia 6 de dezembro.
- Acompanhe:@conceitorua @festivalafromuriaé
A realização da 1ª Semana Municipal do Hip Hop marca mais um passo importante na trajetória do Coletivo Conceito Rua, que desde 2023 atua em praças, escolas e bibliotecas, transformando a cultura de rua em espaço de aprendizado e inclusão. E consolida o Festival Afro como um espaço de promoção da cultura negra da cidade.
Esse projeto passou em 3º lugar no Edital PNAB 11/2024 – Mostras e Festivais, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG).






