Escritores muriaeenses recebem Medalha Itabajara Catta Preta na próxima semana

Guia Muriaé no WhatsApp
Luiz Gonzaga e Andrea do Vale foram homenageados no ano passado
A principal honraria da literatura muriaeense será entregue na próxima semana para três autores que contribuíram para o desenvolvimento da cultura na cidade.

A Prefeitura de Muriaé, através da Fundação de Cultura e Artes de Muriaé (Fundarte), homenageará com a Medalha Itabajara Catta Preta os escritores Ana Maria Carvalho Laurindo, Joel Peixoto Manoel e José Marcos de Sousa, em cerimônia que acontece no dia 25 de julho, às 19h, no Teatro Belmira Villas Boas.

Criado no ano passado, o título de honra ao mérito premia autores que construíram suas carreiras na cidade. Os homenageados de 2019 se enquadram nos critérios: Ana Maria Laurindo possui quatro livros já publicados e prepara o lançamento de sua quinta obra, intitutlada “Sabia, Sabiá?”; Joel Peixoto, que é membro da Academia Brasileira de Letras, foi colaborador da antiga Revista de Historiografia Muriaeense e já publicou dois volumes do trabalho “Tópicos da História de Muriaé”; enquanto José Marcos de Souza é autor e co-autor de diversos livros e também de letras de músicas da banda muriaeense Corpo Delito.

Em 2018, os homenageados foram Andréa do Valle, autora de sete livros infantis, e Luiz Gonzaga da Silva, que recebeu sua última homenagem em vida. Ao longo de 55 anos de atuação em Muriaé, ele se dedicou à literatura publicando livros de poesia e a “Coluna Um”, no jornal Gazeta de Muriaé. Foi também professor e coordenador do curso de Letras da Faculdade Santa Marcelina, além de membro e primeiro presidente da Academia Muriaeense de Letras. Luiz Gonzaga morreu em 28 de setembro, apenas dois meses após receber o Prêmio Itabajara Catta Preta.

Itabajara Catta Preta

O homem que dá nome à honraria literária de Muriaé começou a escrever poemas ainda na adolescência e, já aos 18 anos de idade, publicou seu primeiro livro, “Flor da Idade”. Itabajara Catta Preta foi o principal responsável pela criação da Biblioteca Pública Municipal, em 1940.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo