Exposição em Muriaé apresenta biografia e obras de escritores negros brasileiros

Guia Muriaé no WhatsApp

A memória de parte da literatura nacional está em cartaz na Biblioteca Pública Vivalde Wenceslau Moreira, em Muriaé. A exposição “Autores Negros” apresenta aos visitantes o resumo da biografia de 10 escritores, abordando a importância de suas obras para o desenvolvimento da cultura no país.

A mostra promovida pela Prefeitura segue até 20 de dezembro e é aberta à população. Escolas e instituições interessadas também podem agendar visitas especiais, que incluem palestra sobre a luta contra o racismo no Brasil, promovendo a conscientização da população.

Idealizada e organizada pela bibliotecária Miriam Silva, juntamente com a assistente de biblioteca Michele Oliveira, a exposição permeia diversas fases da literatura, incluindo autores do passado e também contemporâneos, tais como Machado de Assis, Cruz e Souza, Joel Rufino dos Santos e Elisa Lucinda, dentre outros. “Na palestra sobre consciência negra, que acontece durante as visitas especiais, buscamos mostrar que, lamentavelmente, o preconceito racial ainda está muito presente na sociedade, ainda de que forma velada. Nosso objetivo é possibilitar às crianças entenderem que não é a cor da pele que determina o potencial e o caráter das pessoas”, explica Miriam.

O prefeito Grego lembra que os negros representam mais da metade da população brasileira, com vários nomes de destaque na história do país. “O talento dos negros é notório e precisa sempre ser reconhecido e valorizado. O principal escritor da história da literatura nacional, o maior jogador de futebol de todos os tempos, vários dos melhores cantores da nossa música, todos eles são de pele escura. Em Muriaé não é diferente, e nossa cidade também tem inúmeras pessoas talentosas nas mais diversas áreas, independentemente da raça”, pondera.

Visitas escolares com palestra devem ser agendadas pelo telefone (32) 3729-1245.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo