Exposição “Luzes do Cinematógrafo” apresentará equipamentos raros de cinema em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Os muriaeenses poderão conhecer de perto equipamentos cinematográficos raros através da exposição “Luzes do Cinematógrafo – Uma história cinematográfica”, que estará em cartaz a partir da próxima quarta-feira (25), no Grande Hotel Muriahé, por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Museu do Cinema Carlos Scalla. São cerca de 30 peças de 1898 até os dias atuais pertencentes ao cineasta para apresentar às pessoas uma parte importante da história do cinema nacional e mundial.

A abertura acontece às 20h e contará com exibição de filmes históricos e a presença de representantes de instituições ligadas à preservação do cinema no Brasil, entre elas, a supervisora de conservação de filmes do Arquivo Nacional, Fátima Taranto.

A exposição, que permanece em cartaz no Grande Hotel até o dia 10 de novembro, já foi apresentada em Ouro Preto, durante o aniversário de inauguração do Cine Vila Rica em 2012; e em São João Del Rei, durante o Festival de Inverno. A entrada é gratuita.

Exposição permite conhecer história do cinema e promove acesso às artes

Grande parte do acervo foi usado pelo cineasta muriaeense, Carlos Scalla, e outras foram adquiridas, restauradas e hoje podem ser apreciadas na instituição criada em Muriaé pelo filho, Bruno Scalla, como forma de homenagear o pai. O acervo conta ainda com o raro conjunto Pathé Baby 9,5mm, utilizado por Humberto Mauro em 1925, quando realizou seu primeiro filme (Humberto Mauro é considerado o “pai do cinema brasileiro”). “Mais do que expor peças, a mostra pretende criar uma reflexão sobre a memória, educação, conscientização e preservação através de equipamentos cinematográficos”, afirma Bruno Scalla.

O prefeito Grego afirma que exposições como esta permitem que os muriaeenses conheçam de perto parte da história do cinema. “Além disso, é uma excelente oportunidade para as pessoas terem acesso às artes de forma gratuita. Convidamos todos para prestigiar esta exposição, que permitirá ao público e aos apaixonados pelo cinema fazerem uma viagem pelo passado”, afirma.

Seviço

Dias e horários de visitação: segunda a sexta-feira, de 8h às 11h30min e de 13h às 17h

Telefones para agendamento de visitas guiadas: 3729-1059 / 98801-7015

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo