Prefeitura homenageia responsáveis por preservação de patrimônios culturais de Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

A Prefeitura de Muriaé, por meio da Fundarte, realizou, na última sexta-feira (17), a cerimônia de premiação e reconhecimento a iniciativas de preservação, valorização e divulgação do patrimônio histórico e cultural, com a entrega do “Prêmio Maria Bernadete Andrade Silva, de Incentivo ao Patrimônio Cultural de Muriaé”. No sábado (18), houve realização de palestras, mesa redonda e apresentações de trabalhos científicos. A iniciativa prestigiou muriaeenses que zelam pela conservação e proteção dos bens culturais da cidade.

O prêmio recebe, este ano, o nome de Maria Bernadete Andrade Silva. No período de 1997 a 2000, a servidora pública do Fundarte foi responsável pela montagem de toda a documentação necessária para transformar a antiga Secretaria de Cultura em Fundação de Cultura e Artes de Muriaé. Era ela quem enviava os projetos para a Lei de Incentivo à Cultura tanto Federal quanto Estadual, desde 2005, até quando veio a falecer em 2016. Os projetos aprovados permitiram a construção da Escola Municipal de Música Leonel Vargas e também a primeira etapa da restauração do Grande Hotel Muriahé, com a contribuição de parceiros.

Também foi pela força e dedicação de Maria Bernadete que se alcançou a obra de complementação do Teatro Zaccaria Marques, aprovado pelo Fundo Nacional de Cultura, e as reformas do Paço Municipal e Biblioteca Vivaldi Wenceslau Moreira. “Chegamos à 5ª edição do ‘Prêmio de Incentivo ao Patrimônio Cultural de Muriaé’. A primeira com o nome da nossa amiga Maria Bernadete. Neste dia, comemoramos o Dia Nacional do Patrimônio Cultural. O objetivo deste fórum é ampliar as discussões sobre os nossos patrimônios, buscar caminhos para a sua preservação e o diálogo com os vários atores da cidade, buscando promover o patrimônio de forma sustentável”, esclareceu a diretora da Fundarte, Flávia Neves.

Premiação homenageia preservação de patrimônios culturais da cidade

O representante do Memorial Cristiano Varella, José Alexandre, explica a satisfação em receber a homenagem. “Para nós, é uma grande honra receber este reconhecimento da Prefeitura e da Fundarte. Temos um espaço reservado para a expressão da cultura e da arte para visitação e uso da população. Neste ambiente, temos desenvolvido muitas ações educativas para os muriaeenses. Convidamos a todos a conhecer e participarem das atividades”, enfatizou.

O Projeto Circuito Cultural Grande Hotel Muriahé, que realiza o Fórum Regional do Patrimônio Cultural, está em sua 7ª edição. “Pela grandiosidade do trabalho realizado, Maria Bernadete foi a escolhida para dar nome ao Prêmio. Entregamos para todos os responsáveis por cuidar dos nossos bens culturais uma placa em agradecimento. Parabenizamos todos aqueles que conservam nossos espaços culturais e artísticos, pois é desta forma que poderemos resguardar a memória de nossa terra”, disse o prefeito Grego.

Premiados

1. Patrimônio Material – Bens Tombados: Capela do Hospital São Paulo

2. Patrimônio Material – Bens Inventariados: Sede dos Correios da Praça Coronel Pacheco de Medeiros –

3. Patrimônio Imaterial – Folia de Reis Anjo Gabriel

4. Responsabilidade Social – SESC Muriaé

5. Ações Educativas – Memorial Cristiano Varella

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo