Virada Cultural promove dois dias de atividades em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

A segunda edição da Virada Cultural movimentou a cidade no sábado e domingo (17 e 18). Foram dois dias de atividades culturais variadas, que levaram lazer e entretenimento para o público muriaeense. Parte do projeto Circuito Cultural Grande Hotel Muriahe, o evento foi criado pela Prefeitura ano passado em comemoração ao aniversário da Fundarte, que em 2018 completa 21 anos.

A abertura da Virada aconteceu na manhã de sábado, no Teatro Zaccaria Marques, com exposição de telas produzidas pelas idosas do Centro de Convivência para Idosos (CCI), além de apresentações do bailarino muriaeense e ex-aluno da Escola Municipal de Dança Jorge Barroca, Walleyson Malaquias, do ballet Jovem de Minas Gerais, de Belo Horizonte, e do Coral Cantare.

“A Fundarte chega a seus 21 anos mantendo a cultura como cerne de suas ações. Acreditamos no papel primordial da cultura no desenvolvimento humano. É ela que nos identifica, nos dá significado”, afirma a diretora geral da autarquia, Flávia Neves, fazendo um balanço das iniciativas realizadas em 2018 e antecipando alguns projetos futuros.

Após as apresentações no Zaccaria Marques, houve cortejo artístico com a Banda Marcial Muriaé, saindo da Praça Coronel Pacheco de Medeiros em direção à Praça João Pinheiro.

Paralelamente, o grupo “Libras na Praça” se apresentou na praça, enquanto, do outro lado da cidade, no Aeroporto, foi realizada a Manhã Cultural do Movimento Pró-Cultura na Biblioteca Comunitária do bairro. No Coreto Municipal aconteceram ainda oficina de arte, apresentações de dança do Sesc, do CCI e da Corporação Musical União Sete de Setembro, de Ponte Nova. Neste dia, a João Pinheiro recebeu ainda a “Praça das Artes”, com mostra de artesanato, design e a Feira Agroecológica.

A programação continuou durante a tarde, com oficinas de grafite no Residencial Nova Muriaé (distrito de Vermelho), as exposições “Projeto Moradores” e “Pertenser”, no Memorial Municipal, a exposição “Autores Negros Brasileiros”, na Biblioteca Municipal, entre outros. Já a Cinemateca do Grande Hotel Muriahé recebeu o Encontro de Cineclubes.

As atrações da tarde de sábado incluíram também oficinas de dança, visita guiada à Exposição “Imaginário Mundo dos Bonecos”, no Memorial Fundação Cristiano Varella, Encontro da Cultura Oriental, Folia de Reis Anjo Gabriel, relançamento do livro “Ex-farrapos”, de Natalino Silva, apresentação da Associação de Violeiros, entre outros.

Já a programação da noite teve início com a peça “Saudade”, apresentada no Teatro Municipal Belmira Villas Boas pelos alunos da Escola Municipal de Teatro Gregório de Mattos Guerra, como a culminância dos trabalhos realizados pelas turmas do Curso Básico de Tetro. Ao final das duas apresentações (às 19h e às 21h), o público aplaudiu de pé os atores.

Show da Banda 14 Bis

As atividades continuaram no Parque de Exposições, com o Festival de Food Trucks e shows. Principal atração da Virada Cultural 2018, a banda 14 Bis retornou a Muriaé para apresentar sucessos como “Todo azul do mar”, “Espanhola”, “Linda Juventude” e “Mais uma vez”, que ainda hoje continuam encantando os fãs. Milhares de pessoas cantaram (e se encantaram) com a banda. Em seguida, foi a vez da Banda Caravelas agitar o público.

A Virada Cultural terminou no domingo, com a Feijoada “Amigos do Bem”, realizada na AABB em prol da Casa Lar. O evento contou com show das bandas Marofagy, Aí Vem Eles e Uai Soul Roots.

Exposições no Grande Hotel

Também parte da programação da Virada Cultural, o Grande Hotel Muriahe recebeu exposições, as quais ainda continuam em cartaz. O fotógrafo Shakal Carlos apresenta a “Fotografias 360°”. A mostra reúne dezenas de fotos de paisagens, da fauna e flora nativas da região.

Também continuam abertas para visitação do público as exposições da Escola Municipal de Audiovisual Carlos Scalla e a da Escola Municipal de Artes Visuais Moacyr Fenelon “Pequenos Artistas, Grandes Expressões”.

Exposição de telas na Galeria da Fundarte

Em cartaz desde sábado, a exposição de mais de 50 quadros produzidos pelas integrantes do Centro de Convivência para Idosos (CCI) continua em cartaz na Galeria da Fundarte. A mostra fica aberta ao público até o dia 7 de dezembro. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo