Prefeitura quer ampliar incentivo ao esporte em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

A Prefeitura de Muriaé quer oferecer ainda mais o esporte na cidade em 2019. O propósito foi apresentado aos atletas e integrantes de associações muriaeenses em reunião realizada na noite de terça-feira (5), no Centro Administrativo. O encontro tratou sobre o calendário de eventos esportivos para o ano, abordando também questões referentes a orçamento, verbas e apoio da administração para a realização das atividades.

Dentre os convidados, estavam representantes de 27 modalidades praticadas em Muriaé, desde as mais populares como futebol, vôlei e atletismo, até outras que ainda buscam conquistar mais adeptos – tênis de mesa, malha e até rúgbi.

“Nosso objetivo foi levar ao conhecimento dos envolvidos as ideias que temos para 2019 “, explica o diretor do Departamento de Esportes da Prefeitura, Wellington Forim. “Dentre esses projetos, estamos elaborando o lançamento de dois editais, sendo um da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, com credenciamento de ações solicitando os recursos públicos. Já o outro é do chamado Bolsa-Atleta, oferecendo apoio aos atletas de nossa cidade que precisam viajar para disputar as competições”, informa.

No caso do credenciamento, as propostas precisarão seguir as regras da lei federal conhecida como Marco Regulatório, que foi criada em 2014 e entrou em vigor três anos depois. A nova legislação tem o objetivo de promover mais transparência aos contratos firmados entre órgãos públicos e entidades de pessoa jurídica – assim, ao passo que determina regras mais rígidas, também torna as parcerias menos flexíveis, buscando evitar as chamadas “brechas”.

Para facilitar este processo, a Prefeitura irá disponibilizar equipe especializada para oferecer consultoria gratuita às associações que se interessarem em cadastrar seus projetos. Nesse sentido, uma nova reunião será agendada em breve, já com a capacitação inicial visando o passo a passo para preenchimento dos formulários e organização dos documentos na forma adequada.

Os esportistas demonstraram empolgação com os planos apresentados pela Prefeitura de Muriaé na reunião. “Nossa expectativa é que tudo siga adiante”, afirma o professor de artes marciais Scharley Schimith, que desenvolve projeto social de jiu-jitsu e judô para mais de 260 crianças e jovens muriaeenses. “Mesmo que os recursos públicos oferecidos não sejam suficientes, é sempre importante ter a administração como parceira do esporte, pois nos dá credibilidade para conseguir novos apoiadores”, completa o representante do futebol, Valdinei Lacerda.

Calendário

O ano de 2019 deverá ser repleto de atividades esportivas em Muriaé. O calendário prévio elaborado pela Prefeitura, através do Departamento de Esportes, inclui torneios e competições de dezenas de modalidades. As datas serão divulgadas sempre que aconteceram as definições sobre cada evento.

Dentre os destaques, está a realização do Campeonato Municipal de Futebol, reunindo os mais tradicionais times da cidade e dos distritos em busca do título. As reuniões de preparação, com a presença de representantes dos clubes de futebol, acontecerão nos dias 13 e 20 de fevereiro, a partir de 19h, no Rodrigão.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3729-3017.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo