Exploração da fé: mulheres são presas por oferecer orações em troca de Pix
A Polícia Civil desarticulou, nesta terça-feira (2), uma central clandestina de telemarketing em Nilópolis (RJ), e prendeu 21 mulheres por envolvimento em um esquema de estelionato religioso.
Segundo a 63ª DP (Japeri), as suspeitas trabalhavam em um ambiente estruturado como um call center profissional, com baias de atendimento e uso de dois celulares cada. Elas faziam ligações para pessoas de vários estados oferecendo “orações personalizadas” mediante depósitos bancários ou Pix.
O delegado Tiago Venturini explicou que as atendentes eram orientadas a identificar vulnerabilidades das vítimas, como problemas de saúde, dificuldades financeiras ou questões emocionais, para convencê-las a realizar transferências. “Elas tinham a função de captar as vítimas e ludibriá-las com o fim de receberem supostas orações”, afirmou.
Durante a ação, os policiais preservaram o local para perícia, que encontrou uma série de evidências do esquema: roteiros de atendimento, folhas de ponto, metas de produtividade e até premiações para incentivar o desempenho das atendentes. Venturini destacou que as investigadas atuavam apenas como operadoras, e que a polícia agora busca identificar os responsáveis pela estrutura criminosa.
Todo o material apreendido, incluindo celulares e documentos, foi encaminhado à 63ª DP. As 21 mulheres receberam voz de prisão em flagrante e, em seguida, foram transferidas para uma unidade prisional da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Jornal O Dia











