Golpe da falsa venda foi o mais denunciado por clientes de bancos no primeiro semestre de 2025
O golpe da falsa venda foi o crime mais denunciado por clientes de instituições financeiras associadas à Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) no primeiro semestre de 2025. Foram 174 mil ocorrências registradas, um aumento de 314% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando houve 42 mil reclamações.
Nesse tipo de fraude, criminosos criam páginas falsas de lojas virtuais e divulgam promoções inexistentes em redes sociais, e-mails, SMS e aplicativos de mensagens. “Desconfie de preços muito abaixo do mercado, de pressão para fechar a compra rapidamente ou de perfis recém-criados em redes sociais. São sinais claros de golpe”, alerta Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços e Segurança da Febraban.
O especialista também reforça o alerta para o período de Black Friday e Natal, quando o número de fraudes tende a aumentar.
O segundo golpe mais denunciado foi o da falsa central/falso funcionário de banco, com 139 mil queixas, seguido pelo golpe do WhatsApp (73 mil), falso investimento (21 mil) e phishing (21 mil). Outros golpes como falso boleto, troca de cartão, devolução de empréstimo, mão fantasma e golpe do delivery também aparecem na lista.
Ranking dos golpes mais denunciados – 1º semestre de 2025 (Febraban):
1. Falsa venda – 174 mil
2. Falsa central – 139 mil
3. Golpe do WhatsApp – 73 mil
4. Falso investimento – 21 mil
5. Phishing – 21 mil
6. Falso boleto – 9 mil
7. Troca de cartão – 8 mil
8. Devolução de empréstimo – 4 mil
9. Mão fantasma – 3 mil
19. Golpe delivery – 2 mil
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Extra











