Escola São Paulo é homenageada no Plenário da Assembleia de Minas

Guia Muriaé no WhatsApp

A Escola São Paulo, de Muriaé (Zona da Mata), foi homenageada na noite desta segunda-feira (26/8/13) em Reunião Especial de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pelos 100 anos da sua fundação. A reunião foi solicitada pelo deputado Doutor Wilson Batista (PSD), que afirmou que a instituição é uma “referência fundamental para toda a Zona da Mata” e um marco na educação de Minas Gerais. O parlamentar destacou que o trabalho da escola hoje envolve também a educação de jovens adultos e a coordenação de uma orquestra de percussão.


Durante a solenidade, foi entregue uma placa de homenagem ao diretor da Escola São Paulo, José Nicodemos Barreto Couto, que aproveitou a oportunidade para agradecer e parabenizar a todos os professores, alunos e colaboradores da instituição. “Faço questão de frisar que tudo que foi construído só foi possível graças aos nossos antecessores, que deixaram como legado seus exemplos de vida e hombridade”, disse.

O vereador de Muriaé Manoel Carvalho, ex-aluno da escola São Paulo, também esteve presente e destacou a importância da instituição em sua trajetória. Muitos alunos e professores foram ao Plenário para assistir a homenagem.

História

Criada pelo dentista Mário de Ururahy Macedo quando a cidade, pequena, ainda não tinha nenhuma escola e seus jovens precisavam estudar nos municípios vizinhos, a instituição foi primeiro conhecida como Ateneu São Paulo.

Inicialmente era voltada apenas para a educação de rapazes e em 1943 foi vendido para Raphael Barreto, que o doou para a Diocese de Leopoldina. Em 1972, a escola foi retomada pelos herdeiros de Raphael Barreto, que até hoje administram a instituição.

Vários líderes e empresários da região se formaram na Escola São Paulo e um dos estudantes mais ilustres que já passaram por seus bancos foi o ex-vice presidente da República José Alencar.

Fonte: ALMG / Foto: Cristian Lima

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo