Governador fala sobre preparação de Minas Gerais para o período chuvoso

Guia Muriaé no WhatsApp

Antonio Anastasia, governador de Minas Gerais

Depois de um longo tempo de estiagem, o período chuvoso chega a Minas Gerais. As previsões metrológicas já mostram que as chuvas neste verão podem ser ainda mais fortes e violentas do que nos anos anteriores. Para evitar desastres e tragédias é preciso seguir com cuidado as orientações da Defesa Civil. É o que alerta o governador Antonio Anastasia no programa Palavra do Governador desta semana.

Com o objetivo de preparar bem as equipes municipais, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG) lançou o Plano de Emergência Pluviométrico para o período chuvoso 2012/2013. O objetivo é delinear as ações de preparação e resposta do Governo do Estado em caso de desastres decorrentes das chuvas, além de promover a integração dos órgãos com responsabilidade de atuação, permitindo mais agilidade na tomada de decisões.

“O objetivo desse plano é harmonizar as ações do Governo do Estado, através da Defesa Civil, juntamente com os municípios, para darmos atenção, segurança e cautela na ação do poder público face ao tema da chuva”, explica o governador.

O Plano foi desenvolvido pelo Sistema Estadual de Defesa Civil a fim de minimizar os possíveis danos e divulgar as ações de preparação e resposta em apoio aos municípios que forem afetados pelas chuvas.

Anastasia lembra que, no ano passado, foram tomadas medidas de prevenção que proporcionaram resultados positivos.

“Podemos perceber um entrosamento muito mais harmônico entre as Defesas Civis municipais e a do Estado. Tivemos também uma ação presente do Governo Federal. O plano já foi bem sucedido. Vamos agora aperfeiçoá-lo neste verão e desejar que esse grande esforço realizado pelo Estado, pelos municípios e pela sociedade apresente resultados ainda melhores”, ele afirma.

Participação da sociedade

Anastasia pede o apoio e a participação da população de Minas Gerais nesse momento das chuvas, especialmente naquelas áreas de risco mais vulneráveis.

“No momento em que as pessoas, por exemplo, evitam jogar lixo nas ruas, as bocas de lobo vão ficar mais limpas, o que vai permitir o fluxo das águas pluviais”, exemplifica o governador.

Anastasia alerta também que é fundamental no momento das chuvas seguir as orientações da Defesa Civil Municipal, evitar as áreas de risco. “Temos de preservar o nosso maior dom, o nosso maior patrimônio, que é a vida”, afirma.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo