Troca de caixas d’água de amianto por de fibra de vidro poderá ser financiada em Muriaé

Deu entrada na Câmara Municipal de Muriaé um projeto de lei que autoriza a Prefeitura de Muriaé a financiar a troca de caixas d’água de amianto por caixas d’água de fibra de vidro.

Segundo o projeto, de autoria do vereador David Lacerda (DEM), o Poder Executivo fica autorizado a comprar e financiar a aquisição de caixas d’água de fibra de vidro ou outro material mais eficiente e o serviço de substituição em imóveis de Muriaé que ainda possuam caixas d’água de amianto. De acordo com o projeto, o financiamento será realizado em até 12 parcelas, sendo tais parcelas lançadas na conta de água da residência em que o serviço for prestado.

A fibra mineral de amianto é matéria-prima de muitos produtos de baixo custo, comuns em residências do Brasil inteiro, como caixas d’água e telhas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o amianto é um mineral lesivo à saúde e a exposição a ele aumenta o risco de câncer no pulmão, mesotelioma, asbestose e não há limites seguros para exposição à esse mineral. O amianto já foi proibido (uso, extração e comercialização) em 66 países, incluindo Argentina, Chile e Uruguai.

Outro problema comum nas caixas d’água de amianto mais antigas é que sua estrutura é precária, especialmente a tampa dessas caixas que não apresenta um mecanismo de fechamento adequado. “Em conversa com funcionários do setor de endemias e com diversos moradores, conheci diversos relatos onde os mais variados animais foram encontrados nessas caixas d’água de amianto mau fechadas, como ratos, pombas, lagartixas e claro, um dos maiores vilões da saúde pública atual, o mosquito da dengue”, disse o vereador David Lacerda.

A proposição foi protocolada e aguarda inclusão na ordem do dia.

Fonte: Guia Muriaé