Troca de caixas d’água de amianto por de fibra de vidro poderá ser financiada em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Deu entrada na Câmara Municipal de Muriaé um projeto de lei que autoriza a Prefeitura de Muriaé a financiar a troca de caixas d’água de amianto por caixas d’água de fibra de vidro.


Segundo o projeto, de autoria do vereador David Lacerda (DEM), o Poder Executivo fica autorizado a comprar e financiar a aquisição de caixas d’água de fibra de vidro ou outro material mais eficiente e o serviço de substituição em imóveis de Muriaé que ainda possuam caixas d’água de amianto. De acordo com o projeto, o financiamento será realizado em até 12 parcelas, sendo tais parcelas lançadas na conta de água da residência em que o serviço for prestado.

A fibra mineral de amianto é matéria-prima de muitos produtos de baixo custo, comuns em residências do Brasil inteiro, como caixas d’água e telhas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o amianto é um mineral lesivo à saúde e a exposição a ele aumenta o risco de câncer no pulmão, mesotelioma, asbestose e não há limites seguros para exposição à esse mineral. O amianto já foi proibido (uso, extração e comercialização) em 66 países, incluindo Argentina, Chile e Uruguai.

Outro problema comum nas caixas d’água de amianto mais antigas é que sua estrutura é precária, especialmente a tampa dessas caixas que não apresenta um mecanismo de fechamento adequado. “Em conversa com funcionários do setor de endemias e com diversos moradores, conheci diversos relatos onde os mais variados animais foram encontrados nessas caixas d’água de amianto mau fechadas, como ratos, pombas, lagartixas e claro, um dos maiores vilões da saúde pública atual, o mosquito da dengue”, disse o vereador David Lacerda.

A proposição foi protocolada e aguarda inclusão na ordem do dia.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo