Vereadores querem aumentar tempo de mandato da presidência da Câmara de Muriaé

Deu entrada na Câmara Municipal de Muriaé um projeto de resolução que tem como objetivo aumentar o tempo de mandato da presidência da Casa, bem como o mandato da Mesa da Câmara.

O projeto de resolução nº 1.373/2016 altera dispositivos da resolução nº 357/2012, que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal de Muriaé. Entre as alterações, o presidente da Casa e a Mesa Diretora passariam a ter um mandato de dois anos, ao invés de um.

Atualmente, o presidente do Poder Legislativo no primeiro ano da legislatura é aquele que obteve a maior votação nas eleições municipais (nessas eleições foi Carlos Delfim, que conseguiu a reeleição com 1.652 votos). Liderada pelo presidente, a Mesa da Câmara é eleita pelo voto da maioria dos membros da Casa e é composta pelo 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário.

A proposta de alteração tem como autores os vereadores Carlos Delfim, Devail, Júnior da Civil, Manoel Carvalho, Sargento Joel e Wolnim.

O projeto de resolução foi protocolado e aguarda inclusão na ordem do dia para ser apreciado pelos parlamentares.

Protesto

O muriaeense Valdinei Lacerda divulgou um vídeo nas redes sociais (assista abaixo) falando sobre o projeto de resolução e convocou uma manifestação para a próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de Muriaé, no dia 11 de outubro.

– Vamos lotar a Câmara e ocupar a praça e dizer não a legislatura em causa própria e não ao boicote à mudança – diz Valdinei Lacerda no vídeo.

O protesto está marcado para às 18h.

Video

Fonte: Guia Muriaé