Inaugurado monumento do ‘Marco Zero’ de Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Muriaé celebrou, na tarde de terça-feira (18), a inauguração de seu Marco Zero, um monumento que simboliza não apenas um ponto geográfico, mas também a essência histórica e cultural da cidade.

Localizado na Praça Dr. Evaristo de Macedo (pracinha do Rosário), o Marco Zero remonta à origem da cidade. Foi nesse mesmo local que, em 1820, Constantino Pinto ergueu a primeira igreja de Muriaé, com o objetivo de catequizar os índios Puris.

PUBLICIDADE

Anos depois, em 1832, a igreja foi consagrada e se tornou a Capela de São Paulo, até ser substituída pela nova Matriz, em 1884. A partir desse ponto, Muriaé começou sua expansão urbana, tornando-se a cidade que conhecemos hoje.

O monumento inaugurado é um prisma hexagonal, revestido de mármore e aço, com placas ilustrativas que representam setores-chave da economia local: comércio, educação, piscicultura, polo da moda, saúde e turismo. Seu topo é adornado por uma rosa-dos-ventos, representando os pontos cardeais e colaterais, reforçando sua função georreferencial.

PUBLICIDADE

O piso ao redor do totem apresenta ladrilhos decorativos que remetem aos raios solares, em alusão ao hino municipal, que exalta Muriaé como uma “terra querida, por um sol todo ouro banhada e aquecida”.

Fonte: PMM

PUBLICIDADE

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/LBu6cVNDWOC2J6KnG3gHlF
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Guia Muriaé

Há 15 anos com a maior cobertura de Muriaé e região! Informação de qualidade e com seriedade, com atualizações diárias. Vamos muito além de notícias policiais, aqui você se informa com novidades relacionadas a concursos, vagas de emprego, saúde, entretenimento, política e esportes. Siga nossas redes para receber nossas atualizações!

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo