Corpo de Bombeiros de Muriaé já realizou mais de 25 mil atendimentos

Guia Muriaé no WhatsApp

Corpo de Bombeiros de Muriaé

Em atuação na cidade desde 2006, quando foi oficialmente instalado, o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Muriaé já contabiliza mais de 25 mil atendimentos. O número foi divulgado pelo próprio pelotão.

O recorde de atendimentos em um único ano aconteceu em 2007, com mais de 4.700 ocorrências atendidas. Em 2013, até o fim do mês de julho, haviam sido 1.679 chamados atendidos.

O grande destaque dentro da tabela de atendimentos dos bombeiros na cidade e região segue sendo o grande número de acidentes com motocicletas. Entre 2009 e 2012, o número de casos atendidos envolvendo as motos aumentou de maneira altamente significante, passando de 238 para 354 num período de 12 meses. A média, no ano passado, chegou a quase um acidente de moto por dia, com média de 29,5 atendimentos ao mês. Até julho, neste ano, foram 198, o que acaba praticamente mantendo a média.

Segundo especialistas, o número está ligado à popularização deste meio de transporte, que tem crescimento explícito em suas vendas nos tempos recentes, assim também como à alta taxa de motociclistas inabilitados, que não possuem todos os requisitos para pilotarem com segurança.

Conscientização: Cai o número de incêndios atendidos

Uma estatística que pode ser considerada positiva é a aparente conscientização da população quanto aos riscos de incêndios. Se em 2010 foram 149 atendimentos, em 2012 este número caiu para 103, uma queda de 31%. Neste ano a média está ainda menor, com 52 atendimentos até julho, média de 7,4 ao mês.

E este dado está diretamente ligado ao constante trabalho de prevenção que vem sendo feito desde a instalação do Pelotão na cidade. Debatendo o assunto em escolas, empresas e na sociedade em geral, os bombeiros militares têm conseguido despertar na população o senso crítico quanto a certas atividades, diminuindo o grau de risco a incêndios em residências, empresas e outros.

O número de acidentes com veículos também apresentam queda nos últimos quatro anos. Em 2010, houve um “boom” nos atendimentos, com 430 ocorrências, superando a marca de um acidente por dia. Em 2011, foram 390 e no ano passado 288.

Já neste ano, até julho, foram 101 ocorrências. A média em 2013, de 14,4 atendimentos deste tipo ao mês, fica muito abaixo da de 2012, quando eram registrados 24 ocorrências, em média, a cada mês.

2º Pelotão BM atende a 29 cidades da região

O 2º Pelotão, com sede em Muriaé, na Gávea, faz parte da 3ª Companhia BM, que tem sede em Ubá, estando subordinado ao 4º Batalhão BM, com sede em Juiz de Fora.

Atualmente, são 29 as cidades atendidas pelos militares do 2º Pelotão: Além Paraíba, Antônio Prado de Minas, Argirita, Barão de Monte Alto, Carangola, Cataguases, Estrela Dalva, Eugenópolis, Faria Lemos, Fervedouro, Itamarati de Minas, Laranjal, Leopoldina, Miradouro, Miraí, Muriaé, Palma, Patrocínio do Muriaé, Pedra Dourada, Pirapetinga, Recreio, Rosário da Limeira, Santana de Cataguases, Santo Antônio do Aventureiro, São Francisco do Glória, São Sebastião da Vargem Alegre, Tombos, Vieiras e Volta Grande.

Fonte e foto: Jornal de Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo