Ex-vereador e policial reformado é condenado a 32 anos por matar a esposa
Resultado do júri de Joel Morais Asevedo foi divulgado na noite de quinta-feira (21). Crime ocorreu em dezembro de 2021 e, na época, ele confessou ter matado Priscila Silva Dala Paula enquanto ela dormia, na casa do casal, em Muriaé. Defesa do réu preferiu não se pronunciar.
O ex-vereador e policial militar reformado de Muriaé, Joel Morais Asevedo, foi condenado a 32 anos de prisão, em regime fechado, pelo assassinato da esposa, Priscila Silva Dala Paula, ocorrido em dezembro de 2021. O resultado do júri popular foi divulgado na noite de quinta-feira (21).
No dia do crime, Joel se entregou à polícia e confessou ter matado a vítima com uma pistola, enquanto ela dormia. O filho do casal, então com 1 ano e 10 meses, estava na residência no momento do crime, no Bairro Chácara Brum. Segundo a investigação da Polícia Civil, o crime foi motivado por ciúmes e pela não aceitação do fim do relacionamento.
Joel Morais está preso desde 2023, no Presídio Professor Jacy de Assis, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Sua defesa optou por não comentar a decisão.
A família da vítima afirmou que a condenação representa um alívio. “A gente temia bastante esse julgamento, mas, graças a Deus, o resultado foi favorável. O coração não vai parar de doer, mas alivia”, declarou Ivonete Dala Paula, mãe de Priscila. O irmão, Luiz Fernando, também agradeceu o trabalho do Ministério Público: “Alegres não estamos, estaríamos se ela estivesse com a gente. Mas, dentro da legislação que temos no Brasil hoje, foi bastante satisfatório.”
Outras condenações
Além do feminicídio, Joel Morais foi condenado em novembro de 2024 a 25 anos e sete dias de prisão, também em regime fechado, por peculato e lavagem de dinheiro, em decorrência da Operação Catarse. Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), entre 2017 e 2019, o então vereador desviou verbas do gabinete na Câmara Municipal de Muriaé e ocultou bens em nome próprio e da esposa.
Trajetória política
Joel Morais iniciou sua carreira política em 2004, quando foi eleito vereador em Muriaé com 2.038 votos, o mais votado da cidade. Foi reeleito em 2008, 2012 e 2016, sempre liderando as urnas, e presidiu a Câmara Municipal em 2013. Em 2020, tentou novo mandato, mas não obteve sucesso. Também atuou como presidente da Associação de Moradores dos bairros São Gotardo, Alterosa e Prefeito Hélio Araújo.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do G1









