Mateus 6:24: policial civil de Muriaé é preso em operação contra corrupção

Guia Muriaé no WhatsApp

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Civil deflagraram, na manhã de hoje, a Operação Mateus 6:24, com o objetivo de combater crimes de corrupção passiva, concussão e embaraço à investigação envolvendo organização criminosa. A operação visa desarticular esquema criminoso praticado por um policial civil lotado na Delegacia de Muriaé e outros envolvidos. Na ação, foram cumpridos 11 mandados judiciais nas cidades de Muriaé e Mercês. Foram apreendidos dispositivos eletrônicos, munições, documentos e outros materiais relevantes para a apuração dos crimes.

As investigações, conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e pelas Promotorias de Justiça de Muriaé, apontam que o policial civil teria exigido propinas de particulares com o intuito de liberar bens apreendidos em inquéritos policiais, além de atuar de forma ilícita para interferir no andamento de investigações em curso na cidade. O principal investigado tem histórico de uso excessivo de violência e grave ameaça, abusando de sua autoridade para intimidar vítimas.

PUBLICIDADE

A operação também apura a participação de outras pessoas no esquema criminoso, que envolvem a cooptação de terceiros para facilitar e dar continuidade às práticas ilícitas.

Mandados cumpridos

PUBLICIDADE

A operação cumpriu um mandado de prisão preventiva contra o policial civil investigado; mandados de busca e apreensão de materiais de interesse à investigação; um mandado de afastamento do investigado de suas funções na Polícia Civil de Minas Gerais; um mandado de recolhimento de armas de fogo particulares e funcionais; um mandado judicial de proibição de acesso a sistemas de informações policiais; um mandado de proibição de contato e frequência nas unidades das Delegacias de Polícia Civil de Muriaé; um mandado de proibição de contato com vítimas, familiares, testemunhas e informantes do caso; e um mandado de suspensão da posse e porte de armas de fogo.

O policial civil investigado foi preso pela Corregedoria de Polícia na cidade de Mercês.

PUBLICIDADE

A operação contou com a participação de sete promotores de justiça, delegados de polícia, policiais civis da Corregedoria de Polícia da Capital e servidores do Ministério Público de Minas Gerais.

A Operação Mateus 6:24 visa não apenas combater a corrupção dentro das instituições policiais, mas também reforçar o compromisso das autoridades com a integridade das investigações e o combate à criminalidade organizada em todo o estado.

PUBLICIDADE

Fonte: MPMG

PUBLICIDADE
WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/LBu6cVNDWOC2J6KnG3gHlF
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Guia Muriaé

Há 15 anos com a maior cobertura de Muriaé e região! Informação de qualidade e com seriedade, com atualizações diárias. Vamos muito além de notícias policiais, aqui você se informa com novidades relacionadas a concursos, vagas de emprego, saúde, entretenimento, política e esportes. Siga nossas redes para receber nossas atualizações!

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo