PM realiza campanha de combate a violência doméstica contra a mulher em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

A Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica (PPVD) da Polícia Militar iniciou, nesta segunda-feira (2), uma campanha de combate a violência doméstica contra a mulher em Muriaé. Durante toda a semana, policiais estarão pela Praça João Pinheiro distribuindo folhetos e orientando a população sobre o assunto.

Violência doméstica e familiar contra a mulher é qualquer ação ou omissão baseada no gênero, que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, psicológico ou dano moral. Este tipo de violência ocorre no ambiente doméstico ou por pessoa com ou sem vínculo familiar, ou ainda com quem a mulher mantém ou manteve relação íntima de afeto. Esta violência pode ser praticada de forma física (tapas, empurrões, socos e puxões de cabelo), moral (calúnias, injúrias, difamações e xingamentos), psicológica (ameaças, intimidações, gritos e agressão dos filhos), sexual (relações sexuais forçadas, tortura sexual e exploração sexual) e/ou patrimonial (dano de objetos, quebra de pertences com o intuito de demonstrar ‘poder’).

A PPVD é composta pelos soldados Leonardo e Vivian, que diariamente trabalham com esse tipo de ocorrência na cidade. “Já realizamos este tipo de trabalho ao longo do ano e durante a ‘Semana da Mulher’ estaremos abordando populares buscando conscientizá-los quanto a violência doméstica e sobre a aplicabilidade da Lei Maria da Penha”, disse o soldado Leonardo.

A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340), sancionada em 7 de agosto de 2006, criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Em Minas Gerais, pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) constatou que, em 2013, 17 mulheres foram mortas por dia, sendo que a maioria das vítimas são jovens e negras. De acordo com a pesquisa, o Estado ficou em segundo lugar no índice de mortes por este tipo de crime na região Sudeste do país, perdendo apenas para o Espírito Santo.

A campanha é por uma vida digna, com respeito e sem violência. Denuncie, não contribua com este crime. Mesmo de maneira anônima, acione a polícia via 190 e ajude quem está sofrendo.

Fonte: Guia Muriaé, com informações da PMMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo