Polícia Militar de Minas Gerais completa 238 anos e faz homenagens

Guia Muriaé no WhatsApp

Governador Antonio Anastasia, nas comemorações do 238° aniversário da PM, na Academia de Polícia

A Polícia Militar de Minas Gerais comemorou ontem (6) o seu 238º aniversário, como parte das comemorações aconteceu a entrega da Medalha Alferes Tiradentes a pessoas e entidades que, de alguma forma, prestam serviços relevantes à Instituição. A solenidade foi realizada no pátio da Academia de Polícia Militar, no Bairro Prado, Belo Horizonte, na presença do governador do Estado, Antonio Anastasia; do comandante-geral da Instituição, Coronel Márcio Martins Sant´Ana; de dezenas de autoridades e de representantes de diversos segmentos.

A Medalha Alferes Tiradentes – a maior comenda da Corporação – foi criada em 1989 e é uma reverência ao Protomártir da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, cujo “valor e exemplo de amor à Pátria transcendem as fronteiras do tempo”. Com o slogan Evoluindo nas Ações de Segurança Pública, este ano, o desfile foi temático em homenagem à Atividade de Operações Especiais.

Valores e emoções

Na abertura, texto assinado pelo Cel Sant´Ana, destacou o surgimento da Corporação, em 1775, seus valores, personagens de vulto, importância para o desenvolvimento e crescimento do Estado e as mudanças ocorridas através dos séculos, o que emocionou policiais militares, autoridades e a plateia, que lotaram as seis tendas e o palanque montados no pátio.

As emoções continuaram e um dos momentos especiais ficou por conta da Canção da PM, cantada por todos os policiais militares que participaram da solenidade e por muitos civis, como o jornalista Marcos Maracanã. Antes, uma apresentação das forças especiais – Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Rotam, Cavalaria e Canil – tirou o fôlego do público e foi um show à parte.

Mas, as surpresas não pararam por aí. O desfile da tropa, em viaturas e a pé, mostrou grupamentos de batalhões de Belo Horizonte e da Região Metropolitana e, em virtude de sua grandiosidade, deu ao pátio da APM um ar de desfile de 7 de setembro, que acontece todo ano na Avenida Afonso Pena, centro de Belo Horizonte.

Na programação, entrada da Guarda de Honra da APM, continência ao Pavilhão Nacional, execução dos Hinos Nacional e da Bandeira, trecho da ópera O Guarani, de Carlos Gomes, e canções dos repertórios nacional e internacional.

Ações eficientes

O governador Antonio Anastasia, que passou a tropa em revista, foi recebido pelo Cel Sant´Ana e disse que sua avaliação sobre trabalho da PM em todo o Estado “é a melhor possível. A Instituição corresponde ao que a sociedade espera dela, que são ações eficientes e o compromisso de prevenir e reprimir a criminalidade, solucionando problemas de segurança pública”.

Também presente à comemoração, o presidente do Comitê Executivo Municipal das Copas 2013 e 2014, Tiago Lacerda, disse que a PM é uma instituição respeitada, com credibilidade nos 853 municípios mineiros. “Tenho acompanhado, de perto, o trabalho da PM, e, nesse tempo, ela tem demonstrado comprometimento com a população. Com relação às Copas, a Corporação pode ser considerada um exemplo para o Brasil e até para o mundo.”

Referência

Para o jornalista Marcos Maracanã, a PM está se preparando com produtos e ações para enfrentar as crises sociais. “Hoje, não tenho dúvidas em afirmar que a nossa Polícia Militar é referência de competência em todo o País. Estou honrado por ter recebido a Alferes Tiradentes. A PM é um orgulho para todos os mineiros. Ao presenciar toda essa cerimônia, fico tranquilo em saber que o nosso Estado, no quesito segurança pública, sempre está em boas mãos.”

A relações-públicas, Jane Lourenço, da Assessoria de Comunicação Interna da PM, também agraciada com a Medalha Alferes Tiradentes, visivelmente emocionada, ressaltou: “É com muita emoção que recebi a maior comenda da Corporação. Com certeza, tal honraria fortaleceu o meu compromisso com as causas da PM e com sua imagem perante a sociedade e o público interno”.

Quem também parabenizou a PM, foi o chefe da Polícia Civil, delegado Cylton Brandão da Matta. “A Instituição, por sua maior presença em todo o Estado e eficácia das ações na segurança pública, é um exemplo para todo o País. “Hoje, os 238 anos da PM consolida a integração entre as duas corporações. Este foi o melhor presente que todos os mineiros poderiam receber”, pontuou o delegado.

O jornalista e apresentador do programa TV Verdade, da TV Alterosa, Ricardo Carlini, se disse honrado em receber a Medalha Alferes Tiradentes. Ele enfatizou: “Há 23 anos eu cubro as ações da Polícia Militar, então, eu tenho visto como ela é competente e excelente naquilo que faz. Os mineiros podem se orgulhar da polícia que têm. Ela é a melhor do País e um exemplo para todos os brasileiros.”

Medalha do Mérito Militar

O destaque este ano ficou por conta da Medalha de Mérito Militar – Grau Ouro -, com a qual o chefe do Estado-Maior da PM, Coronel Divino Pereira de Brito, foi agraciado. Por ser uma comenda especial, ela só é destinada a policiais militares da ativa com mais de 30 anos de efetivos serviços prestados, sem qualquer punição na ficha e é entregue pelo governador do Estado.

Até então, só quem tinha recebido a Medalha de Mérito Militar – Grau Ouro – é o atual comandante-geral da PM, Cel Sant´Ana, com 35 anos de efetivos serviços prestados à Corporação. Na manhã de hoje, a comenda foi entregue ao Cel Brito pelo governador Antonio Anastasia.

“A Medalha de Mérito Militar é um atestado da aprovação do policial militar. Em sua progressão – graus Ouro, Prata e Bronze -, a Medalha nos sugere que a vida na Caserna se faz pela consistência e pelo comportamento exemplar”, disse Coronel Sant’Ana.

“É importante frisar que a Instituição oferece aos policiais militares a oportunidade de acessar todos os seus graus hierárquicos. Então, é necessário que os iniciantes se pautem pela retidão”, disse o Coronel Brito.

Fonte: Polícia Militar de Minas Gerais
Foto: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo