29º Congresso Nacional de Laticínios em Juiz de Fora começa na segunda-feira

Guia Muriaé no WhatsApp

29º Congresso Nacional de Laticínios em Juiz de Fora começa na segunda-feira

Maior evento do Brasil em difusão de tecnologias sobre leite e derivados, além de referência na América Latina como fórum para apresentação de pesquisas e desenvolvimento de lácteos, o 29º Congresso Nacional de Laticínios começa nesta segunda-feira (16). O evento, organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig)/Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), será realizado de 16 a 19 de julho, no Expominas de Juiz de Fora e nas dependências do ILCT.

Durante todo o evento, os principais especialistas do Brasil e do exterior discutirão o tema “Qualidade e competitividade: desafios para o fortalecimento da cadeia produtiva de lácteos e inserção internacional”, com participação do público em 12 palestras, sete minicursos, além da apresentação de trabalhos como comunicados técnicos e pôsteres. Uma das novidades este ano será a apresentação de oito dissertações aprovadas no Mestrado em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados – pioneiro no Brasil no formato profissionalizante, recomendado pela Capes e proposto em associação entre Epamig, Universidade Federal de Juiz de Fora e Embrapa Gado de Leite.

A programação completa está disponível no site oficial do evento. Toda a parte científica será realizada nas dependências do Instituto de Laticínios Cândido Tostes. A expectativa é de que 400 pessoas participem das atividades científicas.

Além da parte científica do Congresso, os participantes poderão acompanhar a 40ª Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq); a 39ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac); e o 39º Concurso Nacional de Produtos Lácteos, cuja premiação encerra as atividades do evento.

Nesta edição, 125 empresas nacionais e estrangeiras vão apresentar novidades tecnológicas nos 298 estandes montados no Expominas Juiz de Fora. A expectativa é receber em torno de 14 mil visitantes, entre empresários do setor laticinista, técnicos, professores e estudantes. Em 2011, foram realizados cerca de R$ 140 milhões em negócios. Os organizadores esperam que o sucesso seja repetido na edição deste ano.

Projeto Fino Paladar

Nesta edição, a Expomaq traz como novidade o projeto Fino Paladar. Trata-se de uma degustação tecnológica, em que o público poderá conferir a tecnologia empregada pela indústria do processo produtivo até o produto final. Em estandes específicos, serão apresentados produtos lácteos já conhecidos do consumidor, destacando os equipamentos utilizados na produção, as embalagens e os ingredientes. Segundo a comissão organizadora da 40ª Expomaq, é uma oportunidade para que o público saiba que um determinado produto, que já conta com aceitação no mercado, emprega tecnologia específica fundamental para se atingir qualidade.

O Concurso Nacional de Produtos Lácteos deverá contar com a participação de cerca de 60 indústrias do Brasil, que vão concorrer em 11 categorias: Queijo Prato, Queijo Gouda, Queijo Provolone, Queijo Parmesão, Queijo Reino, Queijo Minas padrão, Requeijão Cremoso, Doce de Leite Pastoso, Queijo tipo Gorgonzola, Manteiga de primeira qualidade e Destaque Especial (qualquer produto lácteo – queijos, doce de leite, iogurte, bebida Láctea, manteiga etc que tenha pelo menos uma característica inovadora ou funcionalidade). Os três primeiros lugares de cada categoria serão premiados no encerramento do congresso, dia 19 de julho.

Para o resultado final, o corpo de juízes, formado por 30 especialistas vindos de universidades, serviços de inspeção federal, estadual e municipal, além de técnicos das indústrias, vai avaliar cada produto no Laboratório de Análise Sensorial, que fica no Instituto de Laticínios Cândido Tostes, nos dias 17 e 18 de julho, das 8h às 12h.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo