Após curso, nascentes são revitalizadas em Fervedouro e Miradouro



Duas nascentes nos municípios de Fervedouro e Miradouro apresentaram aumento da vazão após o trabalho dos alunos do curso de Recuperação e Proteção de Nascentes, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Miradouro. Durante o treinamento, que ocorreu em três dias, 21 produtores rurais aprenderam importantes medidas para a conservação da água.

Na Fazenda Paraíso, localizada na comunidade de Bom Jesus do Madeira, em Fervedouro, a vazão passou de 11.088 litros de água por dia para 16.000 litros por dia. Já no povoado de Monte Alverne, em Miradouro, aumentou de 4.520 litros por dia para 6.200 litros por dia. Esses dados mostram que as técnicas adotadas e o conhecimento repassado aos alunos surtem efeito.




“Após o trabalho, mudou o que era, melhorou muito. A nascente estava aqui no meio da mata, sem proteção. Já tem 40 anos que minha família faz uso dessa água. Agora ela está saindo perfeita, cristalina”, disse a aluna Suely da Silva e Silva.

Para o instrutor Eliardo Vieira Lima, o futuro das nascentes depende deste curso. “Após um ano de trabalho, tento retornar para ver como elas estão, e em todas que pude visitar o resultado é ainda melhor, haja vista que os produtores já fizeram boas práticas de conservação garantindo uma melhor proteção”, destacou.

O treinamento, no entanto, vai além de recuperar e proteger uma nascente. Os participantes aprendem sobre o ciclo hidrológico e a legislação ambiental, além de orientações sobre o manejo do solo para melhorar a infiltração. Antes da intervenção na nascente, a turma também faz a análise da área e das condições de captação de água.

“Orientamos como requisito importante que eles façam o curso de Recuperação de Áreas Degradadas para dar continuidade à recuperação de nascentes e também muitos outros cursos que apoiam o Programa Nosso Ambiente”, acrescentou Eliardo.

Fonte: SENAR MG

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.