BR-040: Nova concessionária entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro pede mais prazo para assinar contrato
Assinatura que estava prevista para 15 de agosto é adiada para 29 de setembro; Consórcio Nova Estrada Real venceu leilão com 14% de desconto no pedágio
O Consórcio Nova Estrada Real, vencedor do leilão para concessão do trecho da BR-040 entre Juiz de Fora e o Rio de Janeiro, solicitou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a prorrogação do prazo para cumprir as condições prévias à assinatura do contrato. O pedido foi aceito pela Comissão de Outorga da agência e publicado no Diário Oficial da União na última quinta-feira (24).
Com a decisão, a assinatura do contrato, antes prevista para 15 de agosto, foi adiada para 29 de setembro. A homologação oficial do resultado do leilão está prevista para o dia 5 de setembro, data em que será confirmada a entrega de toda a documentação exigida pelo consórcio.
Procurado, o Consórcio Nova Estrada Real informou que só se pronunciará após a assinatura do contrato. Já a Concer, atual responsável pela administração da via, afirmou que coopera com o processo de transição para garantir uma transferência de gestão eficiente e segura aos usuários da rodovia.
O leilão
O leilão foi realizado no dia 30 de abril, em São Paulo. O Consórcio Nova Estrada Real, composto pelas empresas Construcap CCPS Engenharia e Comércio S/A, Sociedad Anónima de Servicios Copasa e OHL Concesiones S/L, venceu o certame com uma proposta de 14% de desconto sobre a tarifa de pedágio — o maior entre os concorrentes.
Outras duas empresas participaram da disputa:
- Sacyr Concessões e Participações do Brasil (1% de desconto);
- EPR Participações (3,08% de desconto).
Trecho da concessão
O trecho licitado tem 218,9 km de extensão, abrangendo partes da BR-040 e da BR-495:
- BR-040: de Juiz de Fora (MG) até a divisa com o estado do Rio de Janeiro;
- BR-040: da divisa MG-RJ até o Trevo das Missões, no Rio de Janeiro;
- BR-495: de Itaipava até o entroncamento com a BR-040/RJ.
A rota passa por importantes municípios, como Simão Pereira, Comendador Levy Gasparian, Três Rios, Areal, Petrópolis e Duque de Caxias.
Conforme previsto no edital, após a assinatura do contrato, a nova concessionária terá até 30 dias para assumir a operação do trecho.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do G1











