Café produzido em Araponga se classifica para o principal concurso nacional de cafés especiais

Programa do Sistema Faemg Senar impulsiona a qualidade e a visibilidade dos cafés da região, que teve sete produtores classificados no principal concurso nacional de cafés especiais

Guia Muriaé no WhatsApp

Produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar estão entre os 150 melhores cafés do Coffee of the Year (COY) 2025, um dos mais importantes concursos de qualidade do país. Entre as 20 amostras enviadas pelo Senar Minas ao concurso, 10 foram classificadas entre as melhores do Brasil, sendo sete delas de produtores das Matas de Minas, consolidando a região como referência em cafés especiais.

Segundo o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis, o resultado confirma o impacto positivo do programa na melhoria contínua da qualidade dos cafés produzidos na região. “Das amostras que participaram do cupping do ATeG, várias foram encaminhadas ao COY. Destas, 70% são da nossa regional, o que comprova o potencial da região e o impacto das capacitações e acompanhamentos realizados pelos técnicos”.

PUBLICIDADE

Entre os destaques está o produtor Carlos Martins, de Araponga, que integra o ATeG há dois anos e celebra as classificações inéditas.

“Quando surgiu a oportunidade de entrar no ATeG, sabíamos que ia nos ajudar muito, porque estávamos começando com café especial. Esse ano, com o apoio do programa, conseguimos preparar melhor os lotes e alcançar o top 20 entre 2.500 amostras do Cupping e entre os 150 melhores do COY. É muito gratificante”, comemora Carlos.

PUBLICIDADE

A esposa dele e cafeicultura, Stéfane Martins, também celebra a conquista. “Estamos ansiosos e muito felizes. É uma alegria imensa ver o nosso sonho acontecendo, ser reconhecido por um trabalho que fazemos com tanto amor. É o resultado de muito esforço e dedicação”.

Outro produtor classificado é Fabiano Diniz, de Manhuaçu, que trabalha com cafés especiais desde 2019 e também participa do ATeG. “Desde 2021 mando amostras para o COY e esse ano tivemos o apoio do Sistema Senar Senar para participar. Foi uma surpresa boa o desempenho do café Catimor que mandei. A variedade híbrida, se destacou muito e está entre as melhores. É um café bem diferente que nos surpreendeu”.

PUBLICIDADE

Os resultados finais do COY e do Cupping ATeG serão conhecidos esta semana, na SIC, em Belo Horizonte. Mas as classificações dos produtores reforçam o papel das Matas de Minas como um dos polos mais consistentes de cafés de qualidade do Brasil.

A região, marcada por pequenas propriedades e produção familiar, vem ganhando cada vez mais visibilidade no cenário nacional e internacional e com o apoio técnico e gerencial do ATeG, conquista novos patamares de excelência. “A cada ano percebemos um salto na qualidade das amostras para concursos e na presença no mercado, reflexo direto das ações de formação em áreas como classificação, degustação, torra, comercialização e cafés especiais”, concluiu Marcos Reis.

PUBLICIDADE

Fonte: FAEMG

PUBLICIDADE
WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/LBu6cVNDWOC2J6KnG3gHlF
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Guia Muriaé

Há 15 anos com a maior cobertura de Muriaé e região! Informação de qualidade e com seriedade, com atualizações diárias. Vamos muito além de notícias policiais, aqui você se informa com novidades relacionadas a concursos, vagas de emprego, saúde, entretenimento, política e esportes. Siga nossas redes para receber nossas atualizações!

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo