Cambuci, Cardoso Moreira e Italva são as únicas cidades do Noroeste Fluminense onde não há domínio de facção criminosa consolidado

Guia Muriaé no WhatsApp

Um relatório reservado do setor de inteligência da Polícia Militar do Rio de Janeiro revelou que o Comando Vermelho (CV) atua de forma estruturada em 70 dos 92 municípios fluminenses, consolidando seu domínio em grande parte do território estadual. O levantamento também indica que apenas 15 cidades seguem livres da influência de facções criminosas ou milícias — entre elas, Cambuci, Cardoso Moreira e Italva, únicas do Noroeste Fluminense sem presença consolidada desses grupos.

Segundo o documento, o CV controla 1.036 das 1.648 comunidades mapeadas (62,8%), seguido pelo Terceiro Comando Puro (TCP), com 20,6%, as milícias, com 13,9%, e a facção Amigos dos Amigos (ADA), com 2,6%. Em 36 municípios, o Comando Vermelho atua isoladamente. O relatório destaca que os dados são constantemente atualizados, uma vez que a disputa territorial entre grupos é intensa.

PUBLICIDADE

O secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, atribuiu parte da expansão das facções ao processo de dispersão ocorrido após a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Ele explica que, antes concentradas na capital, as facções se espalharam pelo interior e passaram a explorar novas fontes de renda, além do tráfico de drogas — como gás, internet, transporte alternativo e cobranças ilegais de moradores.

O subsecretário de Inteligência da PM, coronel Uirá do Nascimento Ferreira, afirmou que a retomada de territórios dominados é possível, desde que baseada em inteligência e planejamento estratégico. “O CV é a primeira facção do Brasil e influenciou praticamente todas as outras”, destacou.

PUBLICIDADE

O relatório também aponta que o Comando Vermelho tem ampliado sua atuação nacionalmente, estando presente em 25 dos 27 estados brasileiros. No Rio, a facção expandiu o controle em comunidades da capital e da Baixada Fluminense, incluindo Morro dos Macacos, Campinho, Fubá, Divino, Gogó da Ema, Maria Joaquina e Fazenda da Barra 2, entre outras.

Enquanto isso, moradores relatam medo e desvalorização de imóveis em áreas sob influência da facção. “No Dia das Mães, almoçamos dentro do quarto, o único lugar seguro durante os tiroteios. Há balas no chão da garagem quase todos os dias”, contou uma moradora da Rua Silva Pinto, em Vila Isabel.

PUBLICIDADE

As únicas 15 cidades fluminenses livres do domínio de facções são: São José do Vale do Rio Preto, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Mendes, Pinheiral, Rio das Flores, Sapucaia, Carapebus, Cardoso Moreira, Quissamã, Cambuci, Italva, Carmo, Sumidouro e São Sebastião do Alto.

Fonte: Guia Muriaé, com informações do Extra

PUBLICIDADE

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/LBu6cVNDWOC2J6KnG3gHlF
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Guia Muriaé

Há 15 anos com a maior cobertura de Muriaé e região! Informação de qualidade e com seriedade, com atualizações diárias. Vamos muito além de notícias policiais, aqui você se informa com novidades relacionadas a concursos, vagas de emprego, saúde, entretenimento, política e esportes. Siga nossas redes para receber nossas atualizações!

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo