Caparaó comemora 53 anos de emancipação político-administrativa

Guia Muriaé no WhatsApp

A cidade de Caparaó esteve em festa nesta terça-feira (1º) em ocasião da comemoração dos 53 anos de emancipação político-administrativa.

Localizada na microrregião de Manhuaçu – tendo como municípios limítrofes Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Luisburgo, Espera Feliz e Divino – a cidade de Caparaó fica a cerca de 120 km de Muriaé, com acesso pela BR 116.

Com uma população estimada de 5.454, Caparaó tem uma área territorial de 130,694 km². O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM/2010) do município é de 0,624 (médio desenvolvimento humano).

História do município

Os índios que habitavam a região eram provenientes da Província do Espírito Santo e chegaram até estas terras por expansão da colonização oriunda do litoral.

Em fins de 1842 chegou até a região, abrangida pelo rio Caparaó, um indivíduo chamado Antônio Dutra de Carvalho, conhecido como Coronel Dutrão. Era refugiado político da malograda Revolução de Santa Luzia e que, para fugir das tropas de Caxias, empreendeu uma retirada de Queluz, hoje Conselheiro Lafayete. Conseguiu trazer todos os seus escravos, familiares, gados e pertences, criando um núcleo de povoamento.

O fator determinante da colonização foi a fertilidade da terra, surgindo grandes fazendas que se dedicavam à cultura cafeeira e, com a descoberta do caolim, mica e feldspato, a povoação teve um grande surto de desenvolvimento. O povoado cresceu, principalmente a partir de 1913, quando a ferrovia The Leopoldina Railway Company Limited atingiu a localidade com seus trilhos, quando da construção do ramal que levaria a Manhuaçú.

O topônimo “Caparaó” é uma corruptela de yg-apara-og, que significa “a casa do rio torto”. Outra versão aponta ser a corruptela de “caa-apara” que significa “o pau torto” ou “a folha morta”. Existe também a versão de “ur-apara”, ou seja, “o rio torto”.

O rio José Pedro, que nasce na Serra do Caparaó, nas imediações do Pico da Bandeira, estabelece, até alguns quilômetros abaixo, os limites dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Seu nome está ligado ao lendário bandeirante José Pedro que, subindo o Rio Doce, resolveu explorar o rio Manhuaçú e após abandoná-lo penetrou pelo rio que recebeu o seu nome, e subiu-o até as proximidades de Pequiá, no Espírito Santo, cravando no tronco de uma árvore milenar a inscrição que se tornou célebre: “Até aqui chegou José Pedro”.

O Distrito de Caparaó foi criado pelo Decreto-Lei n.º 148 de 17/12/1938. O Município foi criado pela Lei n.º 2.764 de 30/12/1938, desmembrando-se do município de Espera Feliz.

Sua divisão territorial e administrativa é compreendida somente pelo distrito sede.

O termo jurisdiciona-se à Comarca de Espera Feliz.

Pontos turisticos

Com um relevo montanhoso e matas atlânticas preservadas, a cidade conta com inúmeros pontos turísticos, entre eles o Morro da Torre, Pedra das Três Cruzes (Serra dos Alves), Mirante Portal da Lua( vista para o Pico da Bandeira), APA (Área de Preservação Ambiental), Jequitibá Rosa (10 metros de circunferência e 40 metros de altura), reservas florestais, cachoeiras, além de rica fauna e flora.

Turismo histórico: Caixa D´Água (1914), Estação Ferroviária (1914), Pontilhão de Ferro (1914), Estação Meteorológica, Prefeitura Municipal, Biblioteca Municipal (cerca de 5.000 livros cadastrados) e Matriz de Santo Antônio.

Além das belezas naturais, a região oferece infraestrutura de hotéis e pousadas para atender aos visitantes do Parque Nacional do Caparaó, onde está localizado o Pico da Bandeira, o terceiro maior pico do país, os Picos do Calçado e do Cristal e a Pedra Menina. O espaço é uma das mais importantes áreas de preservação de Mata Atlântica no país e um local de excepcional beleza. A área foi estruturada para proporcionar conforto ao turista e garantir uma exploração sustentável de seus atrativos com centro de visitantes, sala de exposições, auditório, sanitários, loja e lanchonete.

Fonte: Guia Muriaé / IBGE / Rogério Carelli / IHGMG / PMC / Turismo-MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo