Cataguases vai continuar na Onda Roxa, mesmo com decisão favóravel a ir pra Vermelha

Foto: Marcelo Lopes
Apesar do governo de Minas Gerais ter autorizado o avanço da macrorregião Sudeste para a Onda Vermelha do Programa Minas Consciente, Cataguases vai permanecer na Roxa.

A decisão aconteceu nesta tarde de quinta-feira, 15 de abril, durante reunião virtual do Comitê Covid que contou também com a participação de representantes do comércio, da OAB-Cataguases, da Câmara Municipal de Cataguases, Conselho Municipal de Saúde, da promotora de justiça da Saúde, Amanda Merlini Dutra e do prefeito de Cataguases, José Henriques, entre outros.

Na reunião foi traçado um diagnóstico da pandemia no município onde ficou demonstrada que a situação em Cataguases é “gravíssima”, conforme revelou o médico e presidente daquele Comitê, Joseph Freire, em entrevista por telefone ao Site do Marcelo Lopes.

Ele apresentou números contundentes sobre a realidade da Covid-19, como por exemplo, os 57 óbitos registrados entre março e dezembro de 2020 são inferiores aos deste ano: 74, entre 1º de janeiro a 15 de abril de 2021. Dez destes óbitos ocorreram nos últimos dez dias, frisou.

Joseph demonstrou ainda que todos os índices referentes a pandemia no município estão piorando desde o início do ano (veja quadros ao final deste texto), além de lembrar a situação das internações no Hospital de Cataguases cuja média de ocupação é de 130% para a Enfermaria e de 140% para as UTIs.

Aquele médico ainda ressaltou o aumento do número de contágio em pessoas mais jovens citando como exemplo a faixa etária entre 31 e 40 anos como a mais atingida pela doença atualmente.

Veja o que foi aprovado pelo Comitê:

* Permanecer na Onda Roxa;
* Retirar os parquinhos dos locais públicos;
* Retirar as traves dos campos municipais de futebol;
* Retirar/fechar academias ao ar livre;
* Bancos estão autorizados a retornar com as atividades presenciais seguindo as restrições da Onda Roxa;
* Permitido ambulantes sendo vedada a permanência do cliente no local, uso de mesas e cadeiras, proibida a venda de bebida alcoólica, encerramento das atividades as 19h;
* Liberado o pagamento de carnês e promissórias nos estabelecimentos ficando o funcionário responsável pelo recebimento, não podendo o cliente entrar na loja;
* Proibidos os ritos religiosos (casamentos, batismos, cultos, missas, reuniões, cursos) ficando autorizada as lives com até 4 pessoas;
* Próxima reunião 22/04/2021 quando serão tomadas novas decisões.

O prefeito José Henriques vai baixar um decreto, provavelmente nesta sexta-feira, 16, com as decisões aprovadas pelo Comitê Covid.

Fonte: Marcelo Lopes


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo