CBA abre inscrições para segunda edição do Programa de Inovação Aberta para startups

O objetivo é desafiar startups em busca de soluções para a indústria 4.

Guia Muriaé no WhatsApp

A Companhia Brasileira de Alumínio lança, em parceria com o SENAI-SP, a segunda edição do Programa de Inovação Aberta CBA – UpLab, que seleciona projetos com o objetivo de desenvolver soluções para a indústria 4.0. O público-alvo são startups, em todo o país, com foco em inovação e potencial de adaptação das suas tecnologias para solução de novos desafios. As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de maio de 2022. Para inscrição ou informações sobre o regulamento, acesse http://cba.uplabsenai.com.br/programa-cba-senai-sp.

Devido ao sucesso do ano passado, a segunda chamada do programa traz algumas novidades. Dentre elas, a expansão dos desafios, que agora contemplam possibilidades para a Refinaria de Alumina e unidade de Fundição da CBA. Além disso, cada unidade terá disponível diferentes desafios para os participantes, que poderão escolher para quais vertentes desejam aplicar, como:

● Fundição: Eficiência Energética, Sistemas Automatizados e Eficiência Operacional;
● Refinaria de Alumina: Sistemas de Monitoramento, Eficiência Operacional, Sistemas Automatizados e Dispositivos Automatizados.

Benefícios do programa

Além de desafiar as startups a desenvolverem processos inovadores, o Programa de Inovação Aberta CBA – UpLab também traz uma série de benefícios aos participantes. Todos os selecionados terão acesso a um acompanhamento em todas as etapas (high touch) de profissionais e mentores especializados em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento do SENAI-SP e da CBA, além de especialistas em negócios e inovação. As startups também têm a chance de se conectarem diretamente com a CBA, que tem interesse em receber soluções para seus desafios. As propostas podem estar ainda em fase de validação ou já aprovadas pelo mercado para terem implantação direta.

Além disso, por opção da CBA, todas as selecionadas têm disponível suporte tecnológico, para auxiliar na elaboração e aperfeiçoamento de projetos, e contam com a infraestrutura do Senai – SP, o que inclui um total de 40 Núcleos e Institutos de Tecnologia e Inovação.

Integrante da última edição e um dos selecionados, Guilherme Castiglioni, da Seek, já enxerga pontos muito positivos com a sua participação. “O programa apresentou grandes oportunidades de inovação. Estamos conseguindo, em conjunto com a CBA, resultados na otimização, na segurança e na padronização de processos. E com a visão de expansão em novas tecnologias, enxergamos que a CBA ainda trará centenas de novas oportunidades nesses próximos anos”, afirma.

Sobre a seleção

Do total de startups inscritas, até 15 serão selecionadas com possibilidade de terem seus projetos aperfeiçoados e/ou acelerados no Programa de Inovação Aberta CBA. A iniciativa possibilitará assessoria para a captação de soluções direcionadas aos desafios propostos, desde a criação do escopo, divulgação e seleção das startups até a condução de seu desenvolvimento, com o método de aceleração do UpLab-SENAI-SP.

O processo será dividido em duas fases e nove etapas. A primeira será composta pela seleção, contemplando inscrição, pré-seleção e entrevista via videoconferência, briefing, pitch day e duas novas etapas nesta chamada, desenvolvimento de uma PoC – prova de conceito e demo day.

Ao avançarem para a etapa de desenvolvimento de uma prova de conceito, as selecionadas irão desenvolver, em um período de 8 semanas, uma PoC com o intuito de demonstrar a viabilidade técnica e econômica de suas soluções, podendo haver o custeio do desenvolvimento, de acordo com a avaliação da CBA. Após esta etapa será realizado o demo day para apresentação dos resultados obtidos através da PoC.

Os aprovados seguirão para a próxima fase, onde ocorrerá a etapa de aceleração e/ou aperfeiçoamento, por opção da CBA, seguida pela última etapa de implantação da solução na CBA.

As startups selecionadas para a segunda fase receberão uma proposta de investimento no desenvolvimento e implantação da solução pela CBA.

Para inscrição ou mais informações sobre o regulamento, acesse http://cba.uplabsenai.com.br/programa-cba-senai-sp.

Sobre o UpLab

Alinhado às demandas estratégicas da indústria para inovar, o UpLab do SENAI – SP oferece um conjunto de ferramentas que transformam ideias em soluções inovadoras. As propostas são desenvolvidas de ponta a ponta para a indústria, desde a definição estratégica das verticais de inovação até a entrega de P&D, aplicando as melhores técnicas de Design, Empreendedorismo e Inovação.

Posicionando-se como um hub de conexões e soluções para a indústria, é oferecido o programa de residência e incubação para startups e equipes de inovação, com acesso ao complexo do coworking, acesso à internet, infraestrutura de impressoras e material de papelaria, salas de reunião, espaço para mentoria coletiva, descanso e café, além de oportunidades de conexões e fortalecimento da rede com o ecossistema.

Fonte: CBA

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo