Home / Notícias / Região / CBA realiza simulado de evacuação em barragem em Miraí

CBA realiza simulado de evacuação em barragem em Miraí

A CBA realiza na próxima sexta-feira (7), em conjunto com os órgãos de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar, um simulado de emergência de barragem em sua Unidade de Miraí.

O treinamento na chamada zona de autossalvamento (ZAS) da barragem é parte das ações de rotina previstas no Plano de Ações Emergenciais para Barragens de Mineração (PAEBM), em alinhamento às práticas de segurança e gestão de barragens e em cumprimento à legislação (Portaria 70.389/17).

Os trabalhos para a realização dos simulados foram feitos em conjunto com as defesas civis municipais, prefeituras, Corpo de Bombeiros Militar, conforme as orientações da Defesa Civil Estadual de Minas Gerais. Como exemplo, pode-se citar a preparação da comunidade, quando os brigadistas da CBA foram de porta em porta, orientando sobre os procedimentos em caso de emergência e informaram sobre os testes com as sirenes, com treinamentos teóricos e práticos.




O simulado, que tem como objetivo exercitar a evacuação das pessoas para eventuais situações de emergência, deve reunir cerca de 140 moradores da Zona de Autossalvamento, além da equipe da CBA, Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, representantes dos poderes públicos e imprensa.

O simulado em Miraí terá início às 14h da sexta-feira, dia 7 de junho. Os moradores da Zona de Autossalvamento foram orientados para se dirigirem a pontos de encontro pré-definidos, tão logo ouçam o toque das sirenes. Todo o exercício é monitorado pelos especialistas cuja avaliação servirá para que o processo seja aprimorado continuamente.

Barragem




A barragem de Miraí, contruída em etapa unica, opera desde 2008 e atende aos mais altos critérios de segurança. O rejeito contido ali é composto de água, argila e areia. A água da barragem é reutilizada no processo de beneficiamento. Contamos também com a Estação de Tratamento de Água – ETA, que realiza o tratamento da água da barragem, retornando para o Rio Preto totalmente limpa. Atualmente, a barragem de Miraí está com 55% de seu volume ocupado.

Gestão da segurança




A CBA reforça que possui um sistema robusto de gestão de segurança que garante a integridade física de suas barragens. Esse sistema contempla rotinas de monitoramentos, que são realizados diariamente, semanalmente e mensalmente e, posteriormente, encaminhados aos órgãos fiscalizadores; bem como auditorias externas, conduzidas por uma empresa independente especializada e de competência reconhecida internacionalmente, que têm frequência mensal para os monitoramentos, controles e ações e semestral para avaliação geral da barragem.

Fonte: CBA

Confira também

Bandido morre em troca de tiros com a PM em Visconde do Rio Branco

Na tarde dessa terça-feira (17), um criminoso morreu após trocar tiros com a Polícia Militar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *