Curso gratuito foca no uso de redes sociais e podcasts para divulgação científica

Guia Muriaé no WhatsApp

Popularizar a ciência, além de ser fundamental para compreender a magnitude do papel de universidades e institutos de pesquisa, também é a chave para fortalecer o pensamento crítico e a curiosidade, visto que ensina e reforça métodos para questionar e checar informações.

Pensando nisso, o Observatório da Qualidade no Audiovisual da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece o curso “Divulgação científica: o uso das mídias sociais e dos podcasts” com o objetivo de compartilhar técnicas, formatos e plataformas para divulgar, do jeito mais eficiente possível, as pesquisas e as metodologias científicas.

As aulas serão transmitidas pelo Google Meet nas próximas segunda e terça-feira (31 de outubro e 1º de novembro), entre 9h e 12h. A participação confere certificado e as inscrições, que estão disponíveis on-line, podem ser feitas até dia 28. “O objetivo do curso é orientar pesquisadores, futuros pesquisadores e professores da rede de ensino no desenvolvimento de projetos de divulgação científica, com atenção para a linguagem, o meio, a mensagem e os atores envolvidos no processo comunicacional para cada público”, adianta a organização.

Ao longo do curso, que será dividido em três partes, os professores Bárbara Duque, Laís Cerqueira Fernandes e Leony Lima abordarão diferentes maneiras de tratar informações para que elas impactem públicos variados – especialmente os historicamente negligenciados. Os alunos também serão contextualizados sobre os conceitos básicos da divulgação científica, bem como apresentados aos requisitos básicos para a criação de um programa de podcast e às formas de trabalhar conteúdos de pesquisas, estudos e programas de pós-graduação em redes sociais.

“Queremos sensibilizar cientistas, especialmente os mais jovens, sobre a importância de comunicar a ciência para um público não especializado e os meios e linguagens mais adequados para fazer isso”, resume Duque, idealizadora do curso. “Nosso objetivo final é viabilizar a apropriação do conhecimento científico por vários grupos sociais, impactando na formação cidadã e promovendo a trocas de saberes entre a comunidade científica e a sociedade.”

Bárbara Duque é coordenadora do projeto de extensão “A ciência que fazemos” e jornalista da UFJF, além de mestre e doutoranda pela mesma instituição, desenvolvendo sua tese a respeito da relação entre divulgação científica, Universidade e Educação Básica. Laís Cerqueira, também jornalista, dedicou sua pesquisa de mestrado ao estudo de estratégias narrativas em podcasts, é editora de som e apresenta os programas Encontros A3 (UFJF) e Complexo (editora Varanda). Leony Lima, por sua vez, é mestrando pela UFJF com MBA em Gestão Estratégica de Marketing, contando com experiência em Assessoria e Comunicação Digital, além de ter integrado projetos de divulgação científica na UFJF e na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Outras informações:
Link para inscrição

Fonte: UFJF

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo