Cursos e ATeG muda realidade do café em São Sebastião da Vargem Alegre

Guia Muriaé no WhatsApp

“O nome do meu café é Caeira e o sobrenome é SENAR Minas”. A afirmação é do cafeicultor Joaquim Vieira de Almeida Neto, o Kaka Vieira, de São Sebastião da Vargem Alegre. Ele se dedica à cafeicultura há quatro anos e contou que ingressou na atividade com o auxílio fundamental do Sistema FAEMG com diversos treinamentos relacionados ao manejo e a qualidade do café. Kaka também participou do programa especial Gestão com Qualidade em Campo (GQC) e atualmente é um dos 30 produtores do grupo de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte do município.

A trajetória do produtor ilustra bem as mudanças que o Sistema FAEMG, a Associação dos Agricultores Familiares e Artesãos de Miraí (Agriarte), entidade cooperada na região e a prefeitura estão proporcionando à cafeicultura de São Sebastião da Vargem Alegre. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município e membro diretor da Agriarte, Eduardo Almeida explicou que desde 2018 os treinamentos do SENAR Minas impulsionaram a dedicaçãoà produção decafés de qualidade superior.

“A nossa microrregião é nova no circuito de cafés especiais e começamos com o pé direito utilizando conhecimentos técnicos e aproveitando a excelência dos cursos e instrutores do Sistema FAEMG”. Eduardo contou que o curso de Classificação e Degustação de Café e o instrutor Carlindo Rosa Loures tem um papel de destaque nessa história. “O Carlindo é muito amado na região pela didática e por acompanhar, apoiar e incentivar os produtores e ex-alunos. Há um grupo no WhatsApp com ele e outros instrutores do Sistema FAEMG usado para trocar informações que fazem a diferença para os produtores”.

O instrutor ajudou a idealizar a Festa do Café e o Concurso de Café de São Sebastião da Vargem Alegre, eventos que evidenciam os resultados do trabalho desenvolvido pelo Sistema FAEMG, prefeitura e Agriarte. Para Carlindo, a vontade de aprender dos produtores é a principal responsável por essa mudança de paradigma. E destacou o incentivo da prefeitura e as parcerias como um diferencial para o sucesso do trabalho. “É satisfatório e gratificante ver os produtores evoluindo na atividade e a cidade mostrando a potencialidade dos cafés. O Sistema FAEMG está atuante e cumprindo o seu papel”.

Festa do Café

No final de julho, aconteceu a 4ª Festa do Café de São Sebastião da Vargem Alegre e o Concurso de Cafés do município e da microrregião. O Sistema FAEMG marcou presença no evento do início ao fim. A seleção das 52 amostras de cafés que participaram do concurso foi feita por ex-alunos dos cursos de Classificação e Degustação do SENAR Minas, em sua maioria jovens incentivados a se qualificarem para alavancar e profissionalizar a cultura do café no município.

O gerente do Sistema FAEMG em Viçosa, Marcos Reis e o instrutor Carlindo Rosa Loures degustaram ao vivo no evento, as 14 bebidas finalistas, das quais 12 foram produzidas por cafeicultores do ATeGCafé+Forte. E o grupo de assistência técnica e gerencial ocupou os cinco primeiros lugares do concurso, resultado celebrado pelo técnico de campo Davi Lopes.

“Em menos de um ano de ATeG já temos resultados excelentes. O Grupo é motivado, engajado e comprometido. Esse concurso dá uma visibilidade importante para que eles conquistem novos mercados e melhores preços para os cafés especiais. Além disso, colabora para a valorização do trabalho, e para o fortalecimento da localização de origem da Região das Matas de Minas”.

“Para nós é importante participar do evento para incentivar a produção de cafés de qualidade para que o produtor agregue valor ao produto e, com isso, melhore a sua qualidade de vida”, destacou o gerente Marcos Reis.

“O evento é uma oportunidade de valorizar o trabalho dos produtores e mostrar a importância de conhecer o seu produto e buscar a qualidade. A cada edição estamos vendo a melhoria das pontuações e isso é muito significativo para o município e para o SENAR Minas”, pontuou Carlindo Loures.

“O concurso foi brilhante. Fantástico ver a alegria do cafeicultor. Vimos o fechamento de um ciclo que começa com os cursos nas propriedades e se transforma na melhoria grandiosa na qualidade do café como vimos. O SENAR Minas ensinou e agora está avaliando. O Sistema FAEMG está junto dos produtores e trabalhadores do campo do incentivo até a conquista, sem deixar que os projetos parem no caminho. Isso engrandece o café do produtor e ele consegue se sentir realizado”, comentou o secretário de Agricultura Eduardo Almeida.

Os campeões do Concurso de Cafés

A segunda colocação ficou com o produtor Kaka Vieira que alcançou a pontuação de 86,75. Para ele, a premiação foi uma grata surpresa, que valoriza a sua marca, o Café Caeira, e sua dedicação e afinco no trabalho pela qualidade.

O cafeicultor enfatizou a importância do ATeGCafé+Forte nessa conquista. “O programa é extremamente favorável para todo o grupo porque oferece assistência com sabedoria. Nosso técnico é especial e fala a língua do produtor. Somos gratos a ele e a essa oportunidade de adquirir conhecimento e acesso a tecnologias que resolvem nossos problemas. Estamos encaminhados para a alta produção”.

Lista dos 10 primeiros classificados:

1- Ezequiel Martins
2- Kaka Vieira
3- Werik Martins
4- Luiz Eduardo Bazoti
5- LaudirLoss
6- Edmundo Bento
7- Geraldo Martins
8- José Reginaldo
9- João Batista Vieira
10- Gaspar Silva

Os cinco primeiros colocados receberam premiação em dinheiro. Além do Sistema FAEMG, o SicoobCredisudeste, a Emater e o Sebrae também foram parceiros do evento.

Fonte: Senar MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo