Detentos produzem materiais que irão pavimentar Eugenópolis

Sete presos trabalham no local; mais de 12 mil itens já foram produzidos

De segunda a sexta-feira, de 7h30 às 16h30, a fábrica de blocos e bloquetes de concreto, fruto de uma parceria entre o Presídio de Eugenópolis e a Prefeitura, funciona a todo vapor.

Sete detentos trabalham no local, que fica em uma área do Executivo municipal. O resultado do trabalho irá agora contribuir para a melhoria da infraestrutura das áreas urbanas do município, localizado na Zona da Mata. Todas as peças produzidas serão utilizadas na urbanização e calçamento de ruas e praças da cidade.

Mil blocos e bloquetes são produzidos diariamente na fábrica, que foi inaugurada há aproximadamente dois meses. Cerca de 12 mil itens já estão prontos. Em breve, o trabalho de pavimentação das ruas terá início e também será realizado pelos próprios detentos.

Todo o maquinário e material utilizados na produção são fornecidos pela Prefeitura. O treinamento dos detentos foi realizado pela empresa que montou os equipamentos e também por um dos custodiados envolvidos, que já teve uma fábrica de blocos.

O diretor da unidade prisional, Francisco Alves, ressalta a importância da ação. “Primeiramente contribui para agregar conhecimento e aprendizado. Mas, sobretudo, para atender o fim social, a essência da ressocialização”, afirma.

Os presos que trabalham na fábrica são do regime semiaberto, com autorização de saída temporária e trabalho externo. Além disso, foram aprovados pela Comissão Técnica de Classificação do presídio, que avalia o comportamento, aptidão, situação processual, saúde, entre outras questões. Os detentos recebem remição da sentença – a cada três dias trabalhados, há o abatimento de um dia na pena.

Fonte: SEJUSP