Divino e Carangola tem seis novos roteiros para o turismo rural
Cerca de 50 pessoas acompanharam a cerimônia e conheceram os detalhes de cada destino proposto pela turma. Todos os participantes são produtores rurais e afirmaram ter encontrado, com o curso, novas possibilidades de empreender no campo.
Onimarcos Alves, de Divino, contou que o os treinamentos do Sistema Faemg Senar têm colaborado para as atividades que desenvolve na cafeicultura e na piscicultura e acredita que a formação como agente de turismo rural vai ajudá-lo a investir em um novo negócio.
“O Sistema Faemg Senar nos ensina o caminho certo e tem nos dado muitas oportunidades porque sem conhecimento não tem como investir. O programa ATR foi muito proveitoso e estou preparado para receber e proporcionar a melhor experiência possível a quem for visitar o nosso Sítio Árvore Bonita”.
A carioca Hermínia Van Deer Maar, explicou que conhece Divino há 40 anos e há quatro, depois da aposentadoria, se mudou para o município. Ela já recebe os amigos do Rio de Janeiro em sua propriedade e contou que o curso foi uma oportunidade de profissionalizar o empreendimento oferecendo serviços de Cama e Café para turistas. Hermínia também disse que o curso possibilitou fazer conexões com outros produtores rurais dispostos a fomentar o turismo na região.
“Fizemos um circuito turístico em Divino e Carangola muito interessante com um grande potencial para receber turistas de todo o Brasil.Temos, excelentes cafés especiais, comidas típicas da região e a receptividade encantadora das pessoas”, comentou.
Para Tatiane Rabelo, do Sítio Café das Montanhas, na comunidade de Conceição, em Carangola, o treinamento foi uma maneira de aliar o seu gosto pelo turismo, com uma oportunidade de valorização do café especial que ela e a família produzem.
“Viajar é vida! E com essa capacitação vou poder unir o útil ao agradável. O curso nos fez descobrir como apresentar a nossa comunidade como um destino turístico. Aprendemos a ver nosso lugar com outros olhos e como recepcionar os turistas com qualidade e segurança”.
Incentivo e agradecimentos
Os Sindicatos dos Produtores Rurais de Divino e Carangola viabilizaram a turma e seus representantes acompanharam a cerimônia de lançamento parabenizando os novos profissionais pela iniciativa.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Divino, Geraldo Benini destacou o empenho da turma e ressaltou que a entidade segue à disposição para apoiá-los. “Abracem a causa! Tem tudo para dar certo”, aconselhou.
O diretor do Sindicato dos Produtores Rurais da Comarca de Carangola, Júlio Maria Ferrari enfatizou que o turismo é uma excelente alternativa para o campo. “É bom ver que os produtores rurais que estão se preparando para um novo investimento”.
“Os profissionais nos receberam em um ambiente envolvente e mostraram o potencial que temos para o turismo rural. Acredito que esses empreendimentos serão importantes para o desenvolvimento econômico da nossa microrregião e precisamos trabalhar em conjunto para fortalecê-los”, comentou o prefeito de Carangola, Silas Vieira.
O Vice-prefeito de Divino, Carlos Roberto Rocha salientou a importância dos produtores rurais para o município e destacou a coragem da turma de investir também no turismo. “Precisamos explorar essa potencialidade e contamos com vocês para fazer um município cada vez mais ligado ao turismo”.
O analista regional do Sistema Faemg Senar, Antônio Rocha acompanhou o evento e agradeceu a turma pela “determinação, foco e empenho” durante o curso e lembrou que os profissionais podem contar com o Sistema Faemg Senar para continuarem se capacitando e melhorando suas atividades.
As agentes de desenvolvimento rural, Viviane Cunha e Fernanda Azevedo destacaram a importância do trabalho em equipe e das parcerias para que a turma desenvolvesse o trabalho com excelência. Para elas, os roteiros são uma conquista para Divino e Carangola e devem ser divulgados dentro e fora dos municípios para atrair turistas e valorizar cada vez mais o campo.
Conheça os roteiros
Caminhos do Brigadeiro (Divino – MG)
Conhecendo a Comunidade Ferreiras (Divino – MG)
Rota do Café (Divino – MG)
Beleza, Cores e Sabores (Carangola – MG)
Contemplando Memórias (Carangola – MG)
Sabores, Histórias e Tradições (Carangola – MG)
A instrutora e turismóloga, Fernanda Silva, que acompanhou a turma durante os seis meses de treinamento, afirmou que o principal diferencial das rotas é a hospitalidade dos produtores rurais que abrirão suas casas para os visitantes.
“Há algo especial no jeito genuíno que as famílias têm de receber na região. Os turistas vão se encantar pela simplicidade e riqueza de detalhes de cada lugar”.
Os roteiros já estão disponíveis para a comercialização. Os interessados podem saber mais detalhes sobre as rotas e fazer contato com os profissionais pelo Instagram @agentesdeturismorural.
Fonte: FIEMG