Encontro de preparação para período chuvoso é realizado na região e meteorologista comenta sobre previsões climáticas

Guia Muriaé no WhatsApp

Mais de 100 pessoas estiverem reunidas no III Seminário de Contingência, debatendo sobre o cenário meteorológico, preparação e desafios para esta época do ano. O objetivo foi reunir instituições envolvidas em situações de contingências climáticas como Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, prefeituras municipais entre outros órgãos para juntos debaterem sobre como enfrentar os desafios durante o período de chuvas, sempre garantindo a segurança de todos.


O encontro promovido pela Energisa, na tarde desta terça-feira, 10/10, colocou em evidência por meio de palestras, cases e mesas de debate temas relacionados aos momentos de contingência como previsões climáticas, situações reais de deslizamentos e desmoronamentos, preparação e simulados, percepção de riscos, desafios para os períodos das chuvas, segurança da população.

Participaram das palestras e mesa redonda: o tenente Dornellas, comandante do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Muriaé; a meteorologista e consultora da Energisa Ana Paula Paes; o engenheiro Civil e Geotécnico Luiz Gustavo Martins da Defesa Civil de Nova Friburgo; o subtenente Jeronimo da Defesa Civil Estadual de Minas Gerais; o Tenente Cantelle, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais; e Carlos Alexandre Rodrigues Faria, da Defesa Civil de Cataguases.

Durante a abertura, Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio, reforçou que “juntos, podemos nos preparar melhor e buscar soluções efetivas para lidar da melhor forma os desafios que as contingências nos colocam, garantindo a segurança da população e de quem está na linha de frente dos trabalhos. A sociedade espera de nós a prontidão e a adequada preparação para agir de forma eficaz e com segurança nas situações mais desafiadoras que possam acontecer”, disse.

“Somos desafiados a enfrentar situações adversas. Por isso, queremos pensar juntos sobre como enfrentar da melhor forma as contingências. Simulamos situações críticas, treinamos nossas equipes, definimos as responsabilidades para atuarmos com agilidade e segurança. Precisamos estar sempre preparados”, acrescentou Fabio Lancelotti, diretor Técnico e Comercial da Energisa.

A meteorologista Ana Paula Paes do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE) alerta para pancadas de chuvas. Segundo ela, para este ano “a tendência climática para os meses de outubro, novembro e dezembro é de chuva abaixo da média e temperaturas acima da média. Devem ser observados menos dias chuvosos, porém quando a chuva ocorrer deve ser mais intensa, com raios e rajadas de vento”, explica.

Já para hoje (11/10), de acordo com Ana Paula, o tempo ficará com variação de nuvens e pequena possibilidade de chuva. Já no feriado, 12/10, a proximidade de uma frente fria pode provocar chuva leve e isolada na região. Na sexta-feira (13/10), a atuação da frente fria deve gerar chuva moderada a localmente intensa, e que pode vir acompanhada de descargas atmosféricas. No sábado (14/10) e no domingo (15/10), as chances de chuva são baixas e se ocorrer deve ser de forma leve e isolada. As rajadas de vento são esperadas com valores de aproximadamente 30 a 50 km/h para quinta e principalmente na sexta-feira. As temperaturas estarão em elevação antes da passagem da frente fria e com pequeno declínio após a passagem.

Fonte: Energisa

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo