Felisburgo se prepara para gincana escolar sobre dengue

Guia Muriaé no WhatsApp

A Rede de Mobilização Social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) deu mais um passo importante para fortalecer suas ações na região nordeste de Minas. A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul realizou no dia 16 de setembro, em Felisburgo

, uma reunião com o grupo mobilizador municipal para construir, coletivamente, como será realizada no município a gincana escolar e a gincana municipal sobre a dengue. A proposta faz parte do projeto “Educa-Ação: rede mobilizadora e a proposta da intersetorialidade nos territórios da educação e saúde”.

De acordo com a proposta, os mobilizadores se reúnem nos próximos dias para alinhar as ações do projeto e buscar a adesão das nove escolas do município. Logo após, serão realizadas as rodas de conversa com os professores que vão ser os multiplicadores das temáticas propostas para os alunos.

As gincanas escolares, onde os alunos terão de demonstrar os conhecimentos sobre os temas trabalhados em sala de aula (dengue, mobilização social e desenvolvimento sustentável), será realizada em seguida. Além de atividades/brincadeiras, os alunos deverão produzir um puff utilizando garrafas pets, além de receberem orientações sobre o descarte correto dos materiais.

O enfermeiro do grupo mobilizador da GRS Pedra Azul, Glaubert Souza, destacou que o grande legado do projeto será o fortalecimento do grupo mobilizador municipal e da metodologia do projeto. “O maior desafio nesse primeiro momento de fortalecimento do grupo é entender que o segredo da mobilização é a simplicidade. Isso não significa que mobilizar seja algo fácil de fazer. Pelo contrário. Mobilizar está no ato simples de, por exemplo, entender e respeitar o outro, abrindo canais de diálogo e convidando as pessoas a se mover e lutar por uma causa”.

O agente de endemias de Felisburgo, Jorge Santana, afirmou que gostou da proposta da gincana escolar porque os alunos receberão informações tanto da dengue, quanto de desenvolvimento sustentável, destacando a importância de se preocupar com o meio ambiente.

A orientadora social do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Felisburgo, Gerlânia Souza, frisou a importância do trabalho interinstitucional para o desenvolvimento de ações mais eficazes. “Foi de grande importância essa reunião para desenvolvemos juntos a mobilização. A proposta da Regional de Saúde veio a somar bastante com ideias que tínhamos, mas que ainda não havíamos realizado. E, com o apoio da GRS, teremos um importante suporte para por em prática as ideias e multiplicarmos as informações”.

Fonte: SES-MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo