Festa de Abril agita Varre-Sai

Guia Muriaé no WhatsApp

Varre-Sai esteve em festa no último final de semana. A Festa de Abril trouxe diversas atrações para o município e comemorou os 100 anos da Lira Santa Cecília, com apresentação da Orquestra Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Também para homenagear a Lira Santa Cecília, foi montada uma Tenda Cultural com a história da Banda.

Os shows iniciaram na sexta-feira (28) com a dupla João Felippe e Rafael. Juntos há mais de quatro anos, a dupla que se conheceu nas redes sociais está no segundo CD, intitulado “Vítima de um Copo” e já tiveram uma música regravada no DVD da dupla João Neto e Frederico. No show, há o momento sofrência e o de lembrar os sons de raízes, além das músicas autorais. “Estamos muito felizes com as portas se abrindo, novos parceiros e novos caminhos. Queria agradecer à Prefeitura e Secretaria de Turismo de Varre-Sai pela oportunidade e apoio”, disse Rafael.

Logo em seguida, quem se apresentou foi o carismático cantor Odair de Paula, muito famoso na região nos anos 80 e 90. Com 37 anos de carreira, havia 15 anos que o cantor não se apresentava em um show público e aberto em Varre-Sai. Com o show animado, nem a chuva afastou os fãs de perto do palco. O cantor que possui 8 discos de vinil, 6 CD’s e 2 DVD’s costuma cantar duas horas de músicas autorais. “Esse carinho que o público de Varre-Sai tem comigo é muito importante e isso é um incentivo para a gente não parar nunca. Acho que isso é devido à minha simplicidade e acesso que dou ao público”, falou.

100 anos da Lira Santa Cecília e apresentação da nova Prefeitura

No sábado (29), foi dia de homenagear a Lira Santa Cecília, com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e da própria Lira. Ambas foram muito aplaudidas pelo público presente. Durante sua apresentação, a Orquestra visitante tocou um repertório variado que incluiu músicas e Pixinguinha a Michael Jackson, fazendo a alegria do público que cantava e dançava com a banda. “Para nós, da área de banda, é gratificante estarmos aqui prestigiando uma banda antiga como a Lira Santa Cecília e que não deixa morrer essa tradição, principalmente nesse período das dificuldades que as bandas passam para sobreviver”, afirmou o maestro da Orquestra Sinfônica do Corpo de Bombeiros, major Aurimar Bento Donato.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades municipais, como o prefeito Silvestre José Gorini, o vice-prefeito João Said, o ex-prefeito Everardo Ferreira, secretários municipais e vereadores, além do prefeito de Natividade, Severiano Rezende; do Coronel Bombeiro Militar Moacyr Pires Santana Filho; do Major Bombeiro Militar Aurimar Bento Donato e do padre Rogério Cabral.

Na ocasião, foi apresentada a nova sede da Prefeitura Municipal de Varre-Sai. “Varre-Sai precisava centralizar sua administração e com o apoio do Dr. Silvestre construímos a nova prefeitura, preocupados em facilitar a vida do cidadão varresaense”, disse o ex-prefeito Everardo que realizou grande parte da obra em seu mandato.

O vice-prefeito João Said destacou a importância da Lira para o município. “É com grande alegria que fazemos a festa dos 100 anos da Lira. Ela é de cada um de nós, de quem já tocou, andou nas ruas atrás dela. A Lira que todos fizeram dela um prêmio para Varre-Sai”, destacou.

O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, lembrou o período em que fez parte da Lira. “Participei da Lira como músico por 30 anos e como presidente por 10 anos, época em que as famílias tinham orgulho de ter um membro na Lira. A Lira Santa Cecília é eterna e queremos mais uma vez parabenizar a vocês que deixaram essa marca indelével. Obrigada à Sinfônica do Corpo de Bombeiros. Fiz questão de trazer vocês aqui para incentivar nossas crianças e jovens na música. Já em relação à nova Prefeitura, essa construção não é nossa, mas de todos vocês de Varre-Sai que podem se orgulhar desse prédio”, frisou o prefeito.

Parque de Eventos

A Festa de Abril prosseguiu no Parque de Eventos com o show da Banda Suate que levou muito rock e pop para sua apresentação. De acordo com o integrante da banda varrresaense, Thomás Kofá, a intenção é agradar a todos e por isso o grupo vem tocando músicas autorais, clássicos do rock e pop. “É muito importante a Prefeitura estar abraçando as bandas do município, principalmente uma banda de rock como a nossa”, afirmou.

Seguido pela Banda Beijo Apimentado que cantou músicas de gêneros diversos como forró, romântico e sertanejo. “O povo da região nos recebe bem e Varre-Sai não é diferente”, disse a dançarina e sócia-proprietária, Josy Queiroz. A festa seguiu com apresentação do DJ Thalles.

O último show do sábado foi com a dupla Evandro e Raniery. Os irmãos que cantaram em barzinhos, formaturas, estão completando nove anos juntos com 5 CD’s e 1 DVD gravados. “Trazemos música própria e a nossa identidade é que misturamos o rock com o sertanejo”, lembrou Evandro.

No domingo (30), a Lira Santa Cecília passou em Alvorada, aconteceu apresentação da Banda Municipal de Natividade, Leila R. Werneck Arenari e à noite as Bandas Lifera e Beijo com Mel encerraram o evento.

A Festa de Abril é uma realização da Prefeitura de Varre-Sai, através da Secretaria Municipal de Turismo e Esportes, com o apoio das demais Secretarias Municipais.

O secretário municipal de Turismo e Esportes, Adriano de Oliveira Silva, lembrou que a chuva atrapalhou um pouco o evento, devido aos transtornos que causou no local, como o barro. “Já me reuni na segunda-feira, no local de eventos, com o prefeito Silvestre e estamos analisando uma solução para acabar com o problema para o Festival do Vinho, próxima festa que acontecerá no local”, concluiu o secretário.

Fonte: PMVS

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo