Final de semana prolongado será com chuvas e frio

Guia Muriaé no WhatsApp

O sistema de monitoramento do Grupo Storm, empresa especializada no apoio ao setor elétrico para enfrentamento das mudanças climáticas e contratada pela Energisa, indica que o final de semana prolongado será marcado por chuvas persistentes: sexta-feira com volume acumulado em torno de 5 mm/h e com céu nublado a encoberto com chances de chuva isolada no sábado, começando a melhorar no domingo. As temperaturas estarão abaixo da média climatológica do período, aumentando gradativamente ao longo dos quatro dias.

Tempo chuvoso, pede diversão em casa. Inácio Vargas Vairo Ribeiro Oliveira, de 10 anos, estava ansioso com uma viagem programada, mas com a mudança de temperatura os planos também mudaram e ele já sabe qual vai ser a programação do feriado prolongado: videogame e jogos on-line com os amigos. “Mas tem limite pra tudo, fico de olho, porque além da preocupação pela idade e com o que está brincando é preciso também controlar o uso de equipamentos eletrônicos para não termos surpresas com a conta de energia”, conta a mãe Camila Vargas Vairo. E ela tem razão, é bom ficar atento ao uso excessivo de alguns equipamentos e também àqueles que são considerados os vilões quando as temperaturas estão mais baixas como o chuveiro. Na posição inverno, o chuveiro consome até 30% a mais se na posição verão.

No caso de equipamentos eletrônicos como videogames, computadores e aparelhos de TV, eles devem ser desligados quando não estiverem em uso. Outra dica é estabelecer limite de horário para crianças usarem os equipamentos eletrônicos. Dicas como essas podem te ajudar muito e a Energisa tem outras no link: Energisa – Para Sua Casa > Informações > Dicas > Economia de Energia

Todo cuidado é pouco

Os pais também precisam redobrar a atenção quanto à segurança das brincadeiras. Dentro ou fora de casa, qualquer brincadeira vira assunto sério quando envolve eletricidade. O gerente de Operações Anderson Rabelo destaca que aparelhos eletrônicos como videogame, tablet e celular também merecem podem causar acidentes elétricos. “Uma tomada irregular, por exemplo, é um risco muito grande para as crianças que se divertem usando os eletrônicos. Deixar que a criança use o celular ou tablet enquanto está carregando, ou ligar o videogame junto com outros aparelhos, sobrecarregando a tomada, também são atos inseguros. Além de provocar acidentes com consequências graves, também contribui para o desperdício da energia”. Independentemente da idade dos pequenos, fios soltos, aparelhos elétricos perto de água, tomadas sobrecarregas por benjamins e instalações irregulares também indicam risco de acidente que podem inclusive matar.

Para quem puder aproveitar o feriado com brincadeiras ao ar livre como soltar pipas e jogar bola, a orientação é sobre a escolha do lugar. Pipa, bola, escalada ou até mesmo colher frutos em árvores pode ser um perigo se houver rede elétrica por perto. Além de incentivar a garotada a soltar a criatividade, é indispensável que os pais e responsáveis direcionem as brincadeiras para parques e campos abertos, longe da rede de energia.

Fonte: Energisa

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo