Final de semana prolongado será com chuvas e frio
Tempo chuvoso, pede diversão em casa. Inácio Vargas Vairo Ribeiro Oliveira, de 10 anos, estava ansioso com uma viagem programada, mas com a mudança de temperatura os planos também mudaram e ele já sabe qual vai ser a programação do feriado prolongado: videogame e jogos on-line com os amigos. “Mas tem limite pra tudo, fico de olho, porque além da preocupação pela idade e com o que está brincando é preciso também controlar o uso de equipamentos eletrônicos para não termos surpresas com a conta de energia”, conta a mãe Camila Vargas Vairo. E ela tem razão, é bom ficar atento ao uso excessivo de alguns equipamentos e também àqueles que são considerados os vilões quando as temperaturas estão mais baixas como o chuveiro. Na posição inverno, o chuveiro consome até 30% a mais se na posição verão.
No caso de equipamentos eletrônicos como videogames, computadores e aparelhos de TV, eles devem ser desligados quando não estiverem em uso. Outra dica é estabelecer limite de horário para crianças usarem os equipamentos eletrônicos. Dicas como essas podem te ajudar muito e a Energisa tem outras no link: Energisa – Para Sua Casa > Informações > Dicas > Economia de Energia
Todo cuidado é pouco
Os pais também precisam redobrar a atenção quanto à segurança das brincadeiras. Dentro ou fora de casa, qualquer brincadeira vira assunto sério quando envolve eletricidade. O gerente de Operações Anderson Rabelo destaca que aparelhos eletrônicos como videogame, tablet e celular também merecem podem causar acidentes elétricos. “Uma tomada irregular, por exemplo, é um risco muito grande para as crianças que se divertem usando os eletrônicos. Deixar que a criança use o celular ou tablet enquanto está carregando, ou ligar o videogame junto com outros aparelhos, sobrecarregando a tomada, também são atos inseguros. Além de provocar acidentes com consequências graves, também contribui para o desperdício da energia”. Independentemente da idade dos pequenos, fios soltos, aparelhos elétricos perto de água, tomadas sobrecarregas por benjamins e instalações irregulares também indicam risco de acidente que podem inclusive matar.
Para quem puder aproveitar o feriado com brincadeiras ao ar livre como soltar pipas e jogar bola, a orientação é sobre a escolha do lugar. Pipa, bola, escalada ou até mesmo colher frutos em árvores pode ser um perigo se houver rede elétrica por perto. Além de incentivar a garotada a soltar a criatividade, é indispensável que os pais e responsáveis direcionem as brincadeiras para parques e campos abertos, longe da rede de energia.
Fonte: Energisa