Firjan reabre em outubro os teatros Firjan SESI de Macaé e de Itaperuna

Guia Muriaé no WhatsApp

Após cerca de três anos fechados por conta da pandemia, as unidades do Teatro Firjan SESI de Macaé e de Itaperuna – o único da maior cidade do Noroeste – vão reabrir as portas para o público, respectivamente nos dias 7 e 20 de outubro. Os espaços receberão apresentações previstas no circuito Firjan SESI, e começarão com artistas de renome nacional como Paulinho Moska, Maitê Proença e Luciana Mello.

“Depois do Teatro Firjan SESI Campos, é com muito orgulho que anunciamos a reabertura do espaço da unidade de Macaé. Até o fim do ano teremos uma programação especial com atrações premiadas nacionalmente, mas incluindo também os artistas locais, tão importantes para a Indústria Criativa”, destacou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

“É com grande satisfação que anunciamos a reabertura do Teatro Firjan SESI Itaperuna, um dos únicos espaços culturais de todo o Noroeste Fluminense. A cultura é também de fundamental importância para o bem-estar dos trabalhadores, e por isso nos orgulhamos de anunciar este retorno tão aguardado por todos”, disse o presidente da Firjan Noroeste Fluminense, José Magno Vargas Hoffmann, acrescentando que as reaberturas fazem parte das comemorações dos 30 anos da Firjan SESI Itaperuna.

Para marcar esta reestreia, ao longo de outubro as unidades de Macaé e Itaperuna receberão três atrações de renome nacional: show dos 30 anos de carreira de Paulinho Moska, na reinauguração; a peça “O Pior de Mim”, com Maitê Proença; e show de Luciana Mello. A venda dos ingressos ainda não foi aberta e será divulgada no momento oportuno.

“A Firjan SESI fecha um ciclo ao devolver à população os espaços culturais que ficaram impedidos de funcionar por conta da pandemia. O público e os artistas recebem este presente tão importante para as cenas culturais dos municípios e para o bem-estar e a saúde mental dos moradores dessas cidades”, disse a gerente executiva da Regional Firjan SENAI SESI, Ivana Licurgo.

Reabertura

Em meio à retomada cultural viabilizada pelo avanço da vacinação, o período em que ficou fechado por medidas sanitárias, o espaço passou por uma série de manutenções internas. O espaço de Itaperuna conta com 252 lugares, e o de Macaé, 197. Todos foram fechados em março de 2020 – depois de o Governo do Estado decretar as medidas de isolamento por conta da pandemia de Covid-19 –, e tiveram de passar por um rigoroso processo de manutenção, contratação e legalização.

“Precisamos compreender que a reabertura dos nossos teatros representa desenvolvimento econômico. Por exemplo, se o Teatro Firjan SESI Centro é reaberto, todo o entorno passa a se movimentar. A vocação da Firjan é apoiar a cadeia produtiva e é fundamental o entendimento das artes, de maneira geral, como parte da Indústria Criativa, que gera empregos, que desenvolve a economia, que leva música, teatro, dança, circo para os mais diversos locais do estado”, afirma Leonardo Edde, presidente do Conselho da Indústria Criativa da Firjan.

“A descentralização da Cultura é um desafio tanto das políticas públicas quanto das instituições privadas. Reabrir esses dois teatros da Firjan SESI nas regiões Norte e Noroeste representa um ganho importante para os moradores desses territórios. Formar e qualificar novas plateias, através da experiência com as artes, é uma oportunidade de formarmos uma sociedade mais plural. A Cultura está no DNA do Rio de Janeiro e é necessário pensá-la enquanto desenvolvimento econômico, social, educacional e simbólico”, reforça o coordenador de Cultura e Educação da Firjan SESI, Antenor de Oliveira.

Os ingressos para o Teatro Firjan SESI Macaé começarão a ser vendidos ainda nesta semana, e as informações a respeito poderão ser conferidas neste link. Ao longo dos próximos meses, a programação, divulgada mensalmente, contará com shows e espetáculos teatrais infantis e adultos. O último Edital de Cultura da Firjan SESI selecionou 70 projetos artísticos que irão compor a programação em todo o estado do Rio.

Programação de outubro:

• Teatro Firjan SESI Macaé
Sexta-feira (6/10), às 20h: Show de reabertura com Paulinho Moska, somente para convidados
Sábado (7/10), às 20h: Show de reabertura com Paulinho Moska
Quinta-feira (19/10), às 20h: Teatro “O Pior de Mim”, com Maitê Proença
Sábado (28/10), às 20h: Show com Luciana Mello

• Teatro Firjan SESI Itaperuna
Quinta-feira (19/10), às 20h: Show de reabertura com Paulinho Moska, somente para convidados
Sexta-feira (20/10), às 19h: Show de reabertura com Paulinho Moska
Sábado (21/10), às 19h: Teatro “O Pior de Mim”, com Maitê Proença
Domingo (29/10), às 19h: Show com Luciana Mello

Fonte: FIRJAN

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo