IFF Fluminense abre vagas para cursos técnicos e superiores gratuitos em Itaperuna

Guia Muriaé no WhatsApp

Estão abertas, até 28 de setembro de 2018, as inscrições para o processo seletivo de ingresso nos Cursos Técnicos de Nível Médio e para o concurso vestibular dos cursos de graduação do Instituto Federal Fluminense (IFF Fluminense). No Campus Itaperuna, são 445 vagas para iniciar os estudos no 1º semestre de 2019.

Para efetuar a inscrição, é necessário acessar o site www.selecoes.iff.edu.br ou comparecer ao campus, na BR 356, km 3, Cidade Nova. O candidato deverá ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio, Documento Oficial de Identificação com foto e um endereço de e-mail válido, não podendo utilizar documentos oficiais de terceiros. É importante ler atentamente os editais onde constam todos as informações sobre o processo seletivo e vestibular 2019/1º Semestre do IFF.

“Os processos seletivos para o 1º semestre são normalmente os maiores em termos de vagas ofertadas e há uma grande expectativa da comunidade com relação a essas seleções, tendo em vista não só o número de vagas disponibilizadas, como os diferentes níveis de ensino e formas de oferta”, destaca Marcelo Sarmento, diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso do IFF.

Novos cursos

A novidade deste ano entre os cursos de graduação é a Licenciatura em Química, que terá 40 vagas em sua primeira turma no IFF Itaperuna. O Vestibular conta ainda com 20 vagas para o Bacharelado em Sistemas de Informação. A taxa de inscrição para os cursos superiores é de R$ 65. Os interessados em pedir a isenção da taxa deverão fazer a solicitação, até 5 de setembro, no ato da inscrição, conforme orientações do edital. A prova da primeira fase está marcada para acontecer no dia 21 de outubro, e a da segunda fase será aplicada nos dias 24 e 25 de novembro.

Para o Nível Técnico, o IFF Itaperuna tem 385 vagas, com destaque para o novo curso de Automação Industrial, na modalidade Subsequente, com 35 vagas. Há seleção também para os seguintes cursos: Técnico Integrado em Administração (70), Técnico Integrado em Eletrotécnica (70), Técnico Integrado em Informática (70), Técnico Integrado em Química (35), Técnico Concomitante em Eletrotécnica (35), Técnico Concomitante em Mecânica (35) e Técnico Concomitante em Química (35). A taxa de inscrição para os cursos técnicos custa R$ 25. É possível solicitar a isenção do pagamento, até 5 de setembro, durante a inscrição, conforme orientações do edital. O processo seletivo compreenderá uma prova objetiva que será aplicada no dia 2 de dezembro de 2018.

Modalidades no IFF Itaperuna

Cursos Técnicos Integrados
Nessa modalidade, os alunos cursam o ensino médio junto com a formação técnica, no próprio IFFluminense, nas áreas de Administração, Eletrotécnica, Informática e Química.
Duração: 3 anos.
Turno: Integral (manhã e tarde).
Requisito da seleção: Estar cursando o nono ano ou já ter concluído o ensino fundamental.

Cursos Técnicos Concomitantes
Nessa modalidade, os alunos fazem apenas a formação técnica no IFFluminense, sendo essa modalidade voltada a quem está cursando ou já concluiu o ensino médio em outra instituição. As vagas são para as áreas de Eletrotécnica, Mecânica e Química.
Duração: 2 anos.
Turno: Tarde (Química) ou noite (demais cursos).
Requisito da seleção: Ter concluído ou estar cursando o ensino médio.

Cursos Técnicos Subsequentes
Nessa modalidade, os alunos fazem apenas a formação técnica no IFFluminense, sendo essa modalidade voltada a quem já concluiu o ensino médio. As vagas são para a área de Automação Industrial.
Duração: 2 anos.
Turno: Noite
Requisito da seleção: Ter concluído o ensino médio.

Curso Superior de Química
Formação universitária na área de Química, modalidade Licenciatura, para quem já concluiu o Ensino Médio.
Duração: 4 anos.
Turno: Noite
Requisito da seleção: Ter concluído o ensino médio.

Curso Superior de Sistemas de Informação
Formação universitária na área de Sistemas de Informação, modalidade Bacharelado, para quem já concluiu o Ensino Médio.
Duração: 4 anos.
Turno: Noite
Requisito da seleção: Ter concluído o ensino médio.
Seleção multicampi

Além do IFF Itaperuna, o processo seletivo e vestibular 2019/1º Semestre tem vagas nos campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Cambuci, Campos Centro, Campos Guarus, Macaé, Maricá, Quissamã, Santo Antonio de Pádua e São João da Barra, além da Unidade de Formação de Cordeiro.

O candidato que apresentar dúvidas relacionadas às inscrições poderá enviar e-mail para: [email protected].

Fonte: IFF Fluminense

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo